A análise SWOT é uma ferramenta indispensável para se concentrar nos pontos cruciais de suas atividades e é a base para o desenvolvimento de um
plano de marketing eficaz.
É usada para avaliar os processos internos e externos envolvidos em um modelo de negócios, a fim de tomar decisões que levem em conta os objetivos a serem alcançados e o contexto em que desenvolveremos nosso projeto.
Então, confira no post de hoje como utilizar o
método SWOT para analisar a concorrência de sua
reformadora de Pneus.
Método SWOT para analisar a concorrência de sua reformadora de Pneus
O modelo SWOT é fundamental para avaliar a viabilidade de um projeto e implementar uma estratégia que leve em consideração os fatores internos da organização, como sua Proposição de Venda Única, e fatores externos, como oportunidades ligadas às necessidades do mercado.
Existem vários métodos que você pode usar para realizar sua análise SWOT. Para fazer uma análise SWOT, você precisará ter a curiosidade típica daqueles que pesquisam e a objetividade do técnico capaz de analisar dados objetivos sem ser manipulado por seus interlocutores.
Após essa etapa, que é chamada de reunião inicial, será mais fácil fazer um brainstorming ou organizar entrevistas na empresa.
O que é a matriz SWOT
A matriz SWOT é a representação na qual focar os principais destaques relacionados ao projeto. É composto por:
A matriz SWOT concentra-se em quatro pilares que compõem o modelo de análise a ser realizado:
- Pontos fortes
- Inevitáveis fraquezas
- Oportunidades de mercado a serem aproveitadas
- Ameaças externas à realização de nossos objetivos
Lembre-se de que não há absolutamente pontos fracos e ameaças que não possam ser transformados em recursos e oportunidades importantes, respectivamente. Aproveite os pontos fortes da sua reformadora para entender como você pode conectá-los a oportunidades, para torná-los concretamente comercializáveis.
Dica prática: se você não sabe por onde começar a identificar os fatores a serem incluídos na sua matriz SWOT, comece pelas 4 alavancas de marketing: produto, preço, distribuição e promoção serão úteis para você identificar o verdadeiro valor que gera para seus clientes ideais.
Leve em consideração seu produto e seus serviços e os de seus principais concorrentes. E agora vamos ver em detalhes os principais fatores da análise SWOT.
Análise SWOT
- Pontos fortes (S, Strengths)
Pontos fortes são os fatores internos que tornam a empresa competitiva:
- uma marca reconhecível e bem enraizada na mente de seus clientes-alvo
- um bom produto
- a qualidade do serviço oferecido
- bom atendimento ao cliente
- a boa reputação
- alta taxa de satisfação de seus clientes
- um preço competitivo ou, de qualquer forma, proporcional ao valor que o consumidor atribui ao produto ou serviço que estamos oferecendo a ele
- uma Proposição de Venda Exclusiva clara e consistente com as expectativas do alvo
- Reconhecer pontos fracos
Os pontos fracos (W, Weaknesses) representam as áreas em que nos faltam e os aspectos a serem aprimorados. Lembre-se de que não existem pontos fracos absolutos, mas apenas áreas a serem melhoradas ou que podem ser compensadas com benefícios adicionais ao consumidor.
Identifique suas fraquezas inevitáveis e avalie quais as medidas a serem tomadas para conquistar seus clientes em potencial e, acima de tudo, retê-los ao longo do tempo. O objetivo - difícil, mas não impossível - é reduzir o peso dos pontos fracos para garantir um bom valor ao longo da vida do cliente.
- Avalie as oportunidades
Oportunidades (O, Opportunities) são as condições externas oferecidas pelo mercado que podem facilitar o desenvolvimento do seu projeto. A partir da das vantagens que você oferece a seus clientes em relação à concorrência, identifique as necessidades do mercado ainda não atendidas e analise as solicitações dos consumidores que você poderia satisfazer plenamente.
Para a análise de oportunidades, estudos setoriais, relatórios anuais de mercado, análise de tendências, ferramentas que mapeiam o volume de pesquisas serão muito úteis, colocando sua marca em comparação com a concorrência já presente no mercado.
- Conter ameaças
Ameaças (T, Threats) são as condições externas que podem impedir a realização de nossos objetivos. Além da concorrência já presente no mercado, outros problemas externos também podem ser identificados como ameaças, como:
- os aspectos logísticos
- a infraestrutura
- dificuldades burocráticas
- legislação que não é muito favorável ao segmento
- o peso do regime tributário
- hábitos enraizados nos consumidores
- a escassez de trabalhadores qualificados na área
- instabilidade política
Em ambientes altamente competitivos como o mercado moderno, a obtenção de dados precisos e oportunos pode fazer uma diferença real para manter os concorrentes sob controle.
Desenvolvendo estratégias a partir da sua análise SWOT
Depois de identificar e priorizar os resultados do SWOT, você pode usá-los para desenvolver estratégias de curto e longo prazo para o seu negócio. Afinal, o verdadeiro valor desse exercício está no uso dos resultados para maximizar as influências positivas em seus negócios e minimizar as negativas.
Mas como você transforma seus resultados SWOT em estratégias? Uma maneira de fazer isso é considerar como os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa se sobrepõem.
Por exemplo, observe os pontos fortes que você identificou e, em seguida, encontre maneiras de usá-los para maximizar as oportunidades (essas são estratégias de oportunidades de força). Em seguida, observe como esses mesmos pontos fortes podem ser usados ??para minimizar as ameaças que você identificou (estas são estratégias de ameaças à força).
Continuando esse processo, use as oportunidades que você identificou para desenvolver estratégias que minimizem as fraquezas (estratégias de oportunidade de fraqueza) ou evitem as ameaças (estratégias de ameaças de fraqueza).
Considerações finais
A análise SWOT do seu projeto será muito útil para fixar sua atenção nos riscos reais e nas oportunidades reais dos negócios que você está desenvolvendo.
Através da análise você poderá obter uma imagem mais clara do contexto, o que permitirá avaliar todos os prós e contras para tomar uma decisão muito mais racional e aprofundada sobre a melhor maneira de atingir seus objetivos.
E então gostou do post sobre como utilizar o
método SWOT para analisar a concorrência de sua
reformadora de pneus? Deixe nos comentários abaixo (sua opinião é muito importante para nós) e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima.