Empreendimentos do nicho automotivo, como
Auto Center, também podem contar com diversas práticas de gestão financeira para potencializar seus rendimentos. Uma dessas práticas é o ticket médio.
Trata-se de um conceito comum em outros ramos também, mas que pode ser de suma importância para o setor de finanças e de administração.
Conhecer o ticket médio do seu
Auto Center irá proporcionar um maior conhecimento e organização da oficina, além de ser possível elaborar diferentes estratégias a partir dos resultados encontrados.
Por isso, conheça mais sobre o ticket médio e como ele pode ser efetivamente positivo no seu
Auto Center.
Conceitos básicos
Para entender mais sobre o ticket médio, é preciso compreender alguns conceitos básicos que levam até o cálculo deste fator.
Inicialmente, há o faturamento. Esse conceito não é exclusivo de oficinas e empreendimentos automotivos como
Auto Center, mas também pode ser aplicado em diversos estabelecimentos que lidem com a venda de produtos e serviços.
O faturamento se baseia no lucro líquido, ou seja, as despesas subtraídas do lucro bruto. É recomendável que o setor financeiro elabora o faturamento periodicamente.
Assim, é possível que a empresa tenha uma visão sólida de como vão os negócios, a partir dos recebimentos e de quanto resta após os pagamentos dos custos.
Em seguida, há o conceito de passagem. Essa conceituação é especificamente voltada para
Auto Center e outros estabelecimentos do setor automotivo.
A passagem se refere ao número de veículos que foram atendidos pela oficina dentro de determinado período de tempo analisado, geralmente o mesmo do faturamento.
No entanto, a passagem deve ser considerada apenas quanto aos veículos que já foram entregues aos clientes, ou seja, tiverem seu atendimento completamente realizado.
Por fim, o ticket médio, diretamente falando, é o resultado da divisão do faturamento pela passagem. Ou seja, os valores do faturamento, quanto ao lucro líquido do
Auto Center, pela passagem, a quantidade de veículos que foram atendidos pela oficina.
Dessa forma, é possível calcular qual o valor médio gasto pelos clientes no estabelecimento, além dos atendimentos mais solicitados e o custo de cada um deles.
Por que calcular o ticket médio?
Existem diversas vantagens proporcionadas pelo cálculo do ticket médio. Para o setor financeiro, é essencial que haja o relatório desses dados, por se tratar de uma prática básica e fundamental para a prestação de contas do
Auto Center.
O ticket médio representa o real faturamento obtido pela oficina, o que permite constatar como andam os negócios, a quantidade de atendimentos e qual o valor médio que cada cliente gasta no estabelecimento.
Por outro lado, a gestão administrativa, com esses dados, será capaz de elaborar estratégias de marketing e potencialização da produtividade.
Enquanto isso, o cálculo do ticket médio será de suma importância em relatórios futuros, seja sobre o faturamento ou análise de serviços.
Ainda, se torna viável realizar previsões mais sólidas e concretas no início de cada período, prevendo o valor do ticket médio dos próximos meses e se preparando para todos os cenários possíveis.
Como aumentar o ticket médio
Por fim, depois de entender a importância do ticket médio para seu
Auto Center, é possível adotar algumas práticas para aumentar o valor. Existem duas áreas de atuação voltadas para o aumento do ticket médio: ações internas e externas.
Quanto as ações internas, a oficina deve se atentar para a diminuição das despesas, uma vez que o ticket médio é calculado a partir do faturamento. Assim, se o faturamento depende da quantidade de gastos e despesas proporcionadas pelo estabelecimento, ao diminuir os custos da oficina, o valor médio irá proporcionalmente crescer.
Pequenos hábitos cotidianos já são suficientes para diminuir as despesas gerais, como energia elétrica e gasto de água.
Ainda, realizar uma boa gestão financeira pode potencializar o orçamento e cobrir melhor as despesas em geral.
As ações internas que podem aumentar o ticket médio do seu
Auto Center. Uma boa recomendação é realizar investimentos na oficina. Mais especificamente, em sua estrutura física, expandindo o espaço de atendimento, e, eventualmente, investindo também em ferramentas e equipamentos.
Isso irá beneficiar o aumento da passagem da oficina, o que influencia diretamente no valor médio calculado. Além disso, um espaço maior permite que um número maior de clientes, sejam atendidos com qualidade, o que potencializa a atuação do Auto Center e expande sua credibilidade no mercado.
Por outro lado, é preciso se atentar ao número de veículos que a oficina comporta, de modo que manobras e outros serviços de reparo não sejam prejudicados pela falta de espaço. Dessa forma, investimento de expansão se tornam uma boa técnica para vários setores.
Estratégias de marketing e fidelização
Por fim, quanto as ações externas que podem aumentar o ticket médio, é preciso que as gestões administrativas se preocupem com estratégias de marketing e fidelização de clientes.
Uma vez que o ticket médio é calculado, seus resultados podem ser analisados de acordo com a passagem, ou pela ótica do faturamento. Assim, se faz necessário tanto aumentar o número de veículos atendidos, quanto o valor médio que os clientes aplicam nos serviços da oficina.
Através de estratégias de marketing, o
Auto Center adquire uma posição de maior credibilidade no mercado, alcançando mais clientes em potencial.
Enquanto isso, a fidelização permite que os clientes atuais se sintam confortáveis em contratar mais serviços da oficina, de modo que o valor total do ticket médio também aumente.
Conclusão
O ticket médio é calculado a partir do faturamento total, com o lucro líquido de determinado período, dividido pela passagem, que se trata do número de veículos atendidos pela oficina.
Calcular o ticket médio é de suma importância para o
Auto Center, pois permite que ele tenha uma visão clara e sólida de como os negócios estão indo.
Além disso, o setor financeiro também poderá elaborar relatórios futuros com base nesses dados, e fazer previsões mais concretas de diferentes cenários.
Por isso, é fundamental se preocupar com o ticket médio, e também procurar aumentá-lo, através de ações internas, como investimentos, e ações externas, como marketing e fidelização de clientes. Com isso, a oficina obterá maior credibilidade, estabilidade e potencializará seus rendimentos.