Home > Blog > Reforma de Pneus | Reformadoras > Saiba o que precisa para montar uma empresa de recauchutagem de pneus
< Voltar

Saiba o que precisa para montar uma empresa de recauchutagem de pneus

Por: Joana T. em 13/03/2017 |   Gestão Empreendedorismo Reforma de Pneus

Saiba o que precisa para montar uma empresa de recauchutagem de pneus
Os pneus são itens fundamentais para um veículo. Todo o condutor sabe que é essencial ter pneus em boas condições para o bom desenvolvimento da direção dos veículos. Por isso criar uma empresa de recauchutagem de pneus pode ser um ótimo negócio.

Atualmente a indústria de pneus no Brasil cria quase 20 mil empregos anualmente, por isso as empresa de recauchutagem de pneus são muito importantes para a economia do país.

O ramo da empresa de recauchutagem de pneus faz parte do setor de reformas de pneus, e esta atividade representa uma economia de 500 mil litros de petróleo anualmente no Brasil, pois a função da recauchutagem aproveita a estrutura do pneu usado colocando uma nova borracha e uma nova estrutura no piso do pneu.
Cada veículo possui resistência de recauchutagem nos pneus diferentes: os veículos menores possuem uma capacidade de até uma recauchutagem, duas vezes nos veículos industriais e os pneus de aviões podem ser recauchutados até dez vezes.
Os pneus são recauchutados, não são jogados em aterros sanitários, poluindo o ambiente. A recauchutagem de pneus impede que os pneus demoram anos para se decompondo no solo e poluam o ambiente levando a doenças como a dengue.

Processo reprodutivo em uma empresa de reforma de pneus
recauchutagem de pneus segue determinados processos que apenas podem ser feitos se o pneu não tiver qualquer deformidade, por isso a banda de rodagem deve estar intacta. Assim a recauchutagem aumenta a vida útil do pneu.
Para que o processo de recauchutagem seja eficiente, os técnicos precisam conhcer todas as partes dos pneus.

As etapas do processo de recauchutagem são as seguintes:
  • Recepção dos pneus que podem passar pelo processo de recauchutagem e armazenamento com identificação do cliente
  • Análise de todas as peças para processo de recauchutagem
  • Os pneus considerados como não recauchutáveis vão para o processo de reciclagem.

Depois do processo de avaliação os pneus passam pelas etapas:
  • Raspagem
  • Escareação
  • Aplicação de concerto
  • Aplicação de cola
  • Preenchimento
  • Aplicação de banda / emborrachamento
  • Vulcanização
  • Inspeção final e acabamentos
  • Rotulagem e entrega.
Inmetro e a empresa de recauchutagem de pneus
A INMETRO é a entidade responsável por prazos que devem ser obedecidas pela empresa de reforma de pneus.
As normas são úteis para a consulta dos empresários de reforma de pneus, e descrevem como os pneus devem ser escolhidos de acordo com critérios observados.
A certificação é um processo fundamental, pois existem diversos estabelecimentos que aplicam procedimentos sem a mínima responsabilidade quanto a recauchutagem de pneus pondo os motoristas em risco.

A nova empresa de recauchutagem de pneus poderá pertencer a uma rede autorizada de uma marca de Reforma de Pneus, o que permite acesso a tecnologia, processos, produtos e acompanhamento da indústria. Além disso também acaba usufruindo do marketing da rede. Outra opção é trabalhar sem bandeira, neste caso a principal vantagem é a flexibilidade da compra de matéria-prima de qualquer fornecedor.

Faça um plano de negócios

O que é um Plano de Negócios?
Um Plano de Negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores.

Porque é que um Plano de Negócios é tão importante?
Um Plano de Negócio apresenta-se como uma ferramenta essencial por vários motivos:
É um processo de validação de uma ideia, através do qual o empreendedor obtém elementos para decidir se deve ou não iniciar um novo projeto.
É um instrumento de diminuição de riscos. Ao elaborar um plano de negócios o empreendedor estuda a viabilidade do seu negócio, cria ações preventivas contra possíveis ameaças e desafios, analisa a fundo o mercado e os potenciais clientes, evita esforços desnecessários, investimentos improdutivos e gastos sem sentido.
É um documento essencial para a negociação e obtenção de recursos.
É um mecanismo que o empreendedor dispõe para refletir sobre si mesmo e sobre o seu negócio: Valerá a pena? É o que eu sonhei? Depois de elaborado, o plano de negócios indica novos caminhos, mesmo que um deles seja a desistência, a reformulação do projeto ou a formulação de uma nova ideia.
É um meio de comunicação entre o empreendedor e a sua equipa, já que as informações existentes no documento (objetivos, missão, valores, metas, estratégias) vão guiar todos os intervenientes e uni-los.
É uma ferramenta dinâmica de apoio à gestão. Sempre que necessário, deverá ser ajustado e revisto de acordo com as novas exigências do negócio.

LEIA TAMBÉM: 10 DIRETRIZES QUE TODO REFORMADOR PRECISA SABER SOBRE A FISCALIZAÇÃO DO INMETRO.
 
Avenida Celeste Muraro nº 148
Tocantins – Toledo/PR - Brasil
CEP: 85.903-342
+55 (45) 3055-3344