Ao comprar um carro, uma das maiores preocupações do motorista é a segurança que o veículo oferecerá. Um veículo automotivo possui diversos dispositivos de segurança como cintos, airbags, entre outros. Mas será que só isso é suficiente? As vezes fazer o
rodízio de pneu de carro é uma ação que faz toda a diferença no quesito segurança do veículo.
Isso mesmo! A preocupação com a segurança não deve acontecer somente na hora de adquirir um veículo, mas durante toda a vida útil do carro, afinal, ele provavelmente será usado por um bom tempo e os pneus serão desgastados.
Para isso, é muito importante realizar
medidas de prevenção para evitar algum tipo de acidente ou inconveniente enquanto estiver dirigindo. Parte dessas medidas precisam ser tomadas de maneira preventiva pelo próprio motorista.
Realizar o
rodízio de pneu de carro é uma das ações de prevenção mais importantes, afinal, é o pneu que mantem contato com o pavimento e permite ao carro se movimentar.
Mas o que exatamente significa fazer o rodízio dos pneus do carro? É simplesmente trocá-los de posição a cada período de tempo pré-determinado.
Isso permite que os o desgaste dos pneus ocorra de maneira uniforme, evitando qualquer tipo de deformação mais grave, além de prolongar sua vida útil.
Ou seja, além de ser uma medida preventiva importante para evitar diversos tipos de acidentes, fazer o rodízio de pneus de carro também ajuda o motorista a economizar dinheiro.
Por que fazer o rodízio de pneu de carro?
A resposta é bem simples. Para manter o desgaste de todos os pneus uniformizados de modo a prevenir incidentes que podem comprometer a vida do motorista e a estrutura do carro.
A
vida útil de um pneu dura cerca de 50 mil quilômetros, sendo o prazo de rodízio estipulado entre 5 a 10 quilômetros de rodagem. Mesmo com esses parâmetros, essa contagem pode variar de acordo com as condições de via e condução enfrentadas pelo veículo.
Mas não se engane, fazer o revezamento não significa evitar deformidade, mas sim mantê-los iguais para que todos funcionem corretamente até o momento da efetiva troca por novos ou reformados.
Falhas por
falta de alinhamento, balanceamento e calibragem também não são corrigíveis através do revezamento. Para evitar esses problemas, cheque a calibragem dos pneus a cada 15 dias.
Além disso procure levar seu carro a um local especializado para realizar o balanceamento e alinhamento. Essas medidas quando tomadas juntamente com o
rodízio de pneu de carro, auxiliam para uma boa vida útil.
Outro importante motivo para fazer o rodízio é manter o pneu estável, pois é ele que dá as características de aderência do veículo ao pavimento da estrada.
Caso o pneu esteja deformado, a aderência e, consequentemente a estabilidade do carro é comprometida.
Além dos motivos técnicos, há também razões financeiras para realizar o procedimento de revezamento, e estes são:
- Aumento da vida útil do pneu: com a aplicação dos rodízios nos períodos corretos, as deformidades do pneu ficam uniformes. Caso contrário, irregularidades ocorrerão com frequência, e haverá necessidade de trocá-los por novos ou reformados.
- Diminuição de gastos com gasolina: caso os pneus estejam deformados de forma não uniforme, o motor precisará fazer mais esforço para que o carro se desloque com eficiência, e assim, mais gasolina será necessária. Porém, se o revezamento de pneus for realizado, não será preciso tanto esforço, pois as deformações estarão praticamente iguais. Assim, uma boa quantidade de gasolina e dinheiro será economizada.
Estes são alguns dos motivos pelo qual se deve fazer o
rodízio de pneu de carro regularmente.
Apesar de todas essas informações, tudo na prática é mais difícil, por isso, abaixo será explicado como realizar o rodízio de forma correta.
Como fazer rodízio de pneu de carro
Para cada tipo de carro há uma forma e configuração certa de revezamento. Seja para carros com tração traseira, dianteira ou nas quatro rodas.
O procedimento pode ser realizado em uma oficina especializada, pois o próprio motorista não conseguirá fazê-lo sozinho. É sempre melhor deixar para um especialista fazer esse tipo de trabalho.
Aproveite e peça para o mecânico realizar o balanceamento e alinhamento, processos necessários após o rodízio para que o carro funcione perfeitamente. Se for necessário a troca dos pneus por novos, peça ao profissional a indicação de uma reformadora de pneus.
Ao fazer o
rodízio dos pneus, deve-se tomar muito cuidado se os pneus forem unidirecionais. Isso porque, por suas características específicas, só podem rodar em um só sentido.
Agora passaremos pelas regras de revezamento de todos os tipos de carro. Então, vamos por partes.
1- Carro com tração na roda dianteira
Por serem os eixos responsáveis pela aceleração, freio e curvas, os dianteiros nesse caso sofrem mais desgaste. Por isso, o método para o revezamento desse tipo de carro é bem simples, apenas se troca os pneus dianteiros pelos traseiros, sem alterar o lado de cada um.
2- Carro com tração na roda traseira
Nesse caso, ocorre o contrário aos carros com tração na roda dianteira. Como nesse tipo os pneus traseiros possuem função de frear, acelerar e realizar curvas, são eles que sofrem mais desgaste.
Para o rodízio, ocorre o mesmo processo do tipo anterior, mas de maneira oposta. Os pneus traseiros são trocados pelos dianteiros, também sem alterar o lado que cada se encontra.
3- Carro com tração nas quatro rodas
No caso de um carro que possui tração nas quatro rodas – 4x4 -, o processo já é diferente dos anteriores. Nesse tipo de veículo, os pneus são trocados em uma configuração de “X”.
Ou seja, o pneu dianteiro direito é passado para a parte traseira esquerda e vice-versa. Da mesma forma, ocorre com o outro lado, em que pneu dianteiro esquerdo é revezado com o traseiro direito.
Essa configuração é diferente nesse tipo de carro, pois todos os pneus são responsáveis pelas manobras, frenagem e aceleração.
Vale ressaltar mais uma vez que o rodízio deve ser feito por um mecânico especialista e que após o processo, o balanceamento e alinhamento também devem ser realizados a fim de garantir a eficiência e segurança do carro.
Após tantas justificativas, pode-se perceber a importância de se fazer o
rodízio de pneu de carro periodicamente como medida preventiva para evitar diversos tipos de incidentes.
Portanto, não deixe de verificar se seu carro já está no momento de fazer o rodízio. Se está, leve a um profissional da área o mais rápido que puder, afinal, é a sua segurança que está em jogo!
CONFIRA AQUI: RASTREABILIDADE DE PNEUS, PORQUE ELA É NECESSÁRIA EM UMA REFORMADORA DE PNEUS.