28/12/2022 | Tecnologia Reforma de Pneus Recapagem de Pneus
Com a crescente onda de crimes cibernéticos e em um mundo onde cada vez mais virtualizado, recebemos muitas dúvidas de leitores sobre o tema, o que nos levou a produzir esse material onde entrevistamos o Diretor da Junsoft Sistemas, Edilson Backes, levando as principais dúvidas do setor de Reforma de Pneus. Confira.
Boa leitura!
Reformadepneus.com: De modo geral, você acha que as empresas brasileiras estão preparadas para lidar com crimes cibernéticos? E no setor de pneus, as empresas estão preparadas?
Backes: “Existem várias modalidades de crimes cibernéticos e da mesma forma, muitas medidas de segurança que as empresas em podem adotar para estarem menos suscetíveis aos crimes cibernéticos.
Se fizermos um levantamento detalhado, veremos que as empresas em geral, e não apenas no segmento de reforma de Pneus, possuem níveis muito distintos de precaução a esse tipo de risco.
Isso se deve ao fato de que pelo dano potencial, esse ainda é um tema pouco difundido, e em muitos casos o empresário toma conhecimento da necessidade de proteção quando se torna uma das vítimas, então respondendo a pergunta: muitas empresas estão em algum grau protegidas, porém, a grande maioria tem sérias lacunas em sua segurança”.
Reformadepneus.com: As pequenas e médias empresas também precisam se proteger?
Backes: “Certamente. Existem medidas que são de baixo investimento e que protegem para a grande maioria dos riscos inerentes a ataques cibernéticos e vão além, protegem também de uma série de outras questões, como falha humana, falhas de equipamentos e etc.
Dentro do que temos observado, a maioria dos ataques cibernéticos ligados a empresas estão:
1) Os que buscam captar dados bancários e de cartão de crédito
2) Vírus do tipo “Ransomware”, que literalmente “sequestram os dados”, deixando-os inacessíveis a empresa e cobrando uma compensação financeira para liberá-los”.
Reformadepneus.com: De que forma a empresa pode se proteger?
Backes: “Adotar boas práticas para proteção contra crimes cibernéticos envolvem algumas medidas que tem baixo custo ou as vezes nem custo têm, por exemplo:
1 – Ter uma política de Backup (Cópias de segurança) dos arquivos importantes com frequência, sendo que o local do backup também não deve ser acessível a ataques cibernético.
2 – No caso dos sistemas utilizados, ERP e outros, manter seus respectivos banco de dados em “partição” não acessível senão pelo gerenciador do banco de dados.
3 – Criar uma política de senhas fortes, ou seja, com vários caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos(Ex: “Rh$78%sU*7345!e”).
Caso a empresa tenha mais recursos disponíveis, pode também contratar um especialista para fazer um levantamento e promover as melhorias necessárias.”
Reformadepneus.com: Caso algum leitor do nosso Blog tenha dúvidas sobre o tema, como ele poderia buscar maiores informações?
Backes: “Existem muitos materiais e conteúdos sobre o tema, mas em se falando de segurança dos dados e proteção especificamente em Reforma de Pneus, nos colocamos a disposição para responder eventuais dúvidas, que podem ser direcionadas para o nosso e-mail: contato@junsoft.com.br.
Aproveite o conteúdo e previna-se!