Em qualquer ramo de negócios, não importando o quanto possa ser automatizado, as pessoas que formam a equipe de trabalho são e provavelmente, sempre serão, o que diferencia uma empresa de sucesso das suas concorrentes. Com uma
reformadora de pneus não é diferente.
Justamente por isso é que existem alguns pontos fundamentais que podem influenciar positivamente o ambiente de trabalho e por consequência, melhorar os
resultados da empresa. Neste quesito, aliás, reside um detalhe importante, resultado é mais do que apenas o dinheiro que entra como produto das vendas e entregas bem sucedidas.
Resultado, pode e deve ser entendido como o conjunto da obra. Incluindo a satisfação dos clientes e colaboradores, porque há um ciclo virtuoso a ser perseguido nesse meio. Colaboradores contentes, atendem melhor as expectativas de seus clientes, que por sua vez, podem ser fidelizados, retroalimentando o processo.
Sendo assim, confira a seguir quais seriam estes poucos pontos fundamentais do funcionamento de uma reformadora de pneus que influenciam diretamente no clima da sua equipe de trabalho.
Reformadora de pneus: Pontos que influência no clima da equipe de trabalho
1. Liderança
O conceito de liderança atual, é mais amplo e humano do que era no início do século passado. Primeiro, porque a liderança ideal, não é a que lança imposições sobre o que um funcionário deve ou não fazer. Mas sim, a que atua sutilmente, como mediadora de conflitos, como ouvinte atenta dos problemas e também, que se dispõe a apresentar e aceitar soluções em conjunto com a sua equipe de trabalho.
Não importa se o líder é o dono do negócio, um gerente geral ou apenas um encarregado de setor, todos devem atuar de forma a integrarem suas equipes e tornar o ambiente tanto mais produtivo, quanto alegre.
Entenda que um bom líder inspira as pessoas, não as obriga a fazer algo. E pessoas inspiradas são mais bem humoradas, atendem melhor os clientes e seus próprios colegas. Por isso,
seja líder e não chefe da sua equipe de trabalho!
2. Processos
O processo de
reforma de pneus envolve três tipos básicos de aproveitamento:
recauchutagem, recapagem e a remoldagem. Mas isso reduz o negócio ao seu trabalho mais específico, fazendo esquecer que há muitos passos anteriores e posteriores envolvidos.
Quando falamos de processos, neste caso, estamos nos referindo a todo o sistema, desde a chegada do cliente ou do material, até a outra ponta, em que os pneus danificados são entregues aos sistemas de coleta, considerando todas as preocupações ambientais, que devemos ter com o
ciclo de vida dos pneus com o qual se convive em uma
reformadora de pneus.
Portanto, os processos de tratamento dos pneus, seja na recepção, tratamento ou descarte, devem ser muito claros. Idealmente, todos os envolvidos devem conhecer todas as etapas e principalmente, entender a importância dos procedimentos de forma a realizá-los com entusiasmo, não apenas por obrigação.
3. Transparência
O ponto anterior, de certa forma, está ligado ao que entendemos por transparência. Isso porque há duas formas de transparência necessárias ao bom andamento de um negócio. Uma, é a transparência dos próprios processos. Como dissemos, que os colaboradores saibam como e porque devem realizar suas tarefas.
A outra, está relacionada à clareza com que os objetivos da empresa são transmitidos. Em um plano ideal, os objetivos de curto, médio e longo prazo são de conhecimento geral e quanto mais internalizados forem pelos líderes, colaboradores internos e externos, tanto melhor.
4. Comunicação
Este é talvez, um dos pontos mais difíceis dentro de qualquer empresa, inclusive em uma
reformadora de pneus. Por mais simples que pareça, a comunicação entre os seres humanos não é nada fácil.
Uma informação pode ser mal transmitida na mensagem em si mesma, mas, também pode ser mal transmitida em função do ambiente, da hora errada ou do jeito errado.
Infelizmente, esta é uma questão que diz respeito à sensibilidade dos envolvidos e portanto, não há uma fórmula mágica que resolva possíveis problemas de comunicação. Mas, líderes e colaboradores atentos, sabem que a comunicação é um ponto que exige atenção.
Justamente por isso, é fundamental evitar atritos, principalmente onde eles são mais comuns, que é na ligação entre os
setores administrativo e produtivo. Isso porque, é natural que em empresas de tamanho razoável, setores distintos passem a trabalhar como se fossem empresas distintas.
Esta separação, pode gerar discórdias e atritos, algo que deve ser evitado a todo custo. Uma comunicação constante e fluída entre os setores, é um dos poucos remédios conhecidos para o problema.
5. Feedback (Retorno)
Em qualquer empresa, muitos erros e mal entendidos podem ser evitados com um simples
feedback, mesmo que seja negativo. Desde que, claro, não seja ofensivo ou humilhante. Dizer claramente aos colaboradores como seu trabalho está sendo avaliado, ajuda a manter o ambiente dentro de uma certa normalidade e previsibilidade.
São duas sensações importantes em qualquer equipe. De um lado, você sabe o que esperam de você e de seu trabalho. De outro, sabe o que deve esperar dos seus colegas. Com feedback constante entre as partes, novamente, muitos pequenos problemas do cotidiano podem ser resolvidos antes mesmo de aparecerem.
VEJA TAMBÉM: 6 DICAS PARA MOTIVAR A EQUIPE NA SUA REFORMADORA DE PNEUS.
6. Reconhecimento
Por fim, saber reconhecer o esforço, não apenas o sucesso, dos diversos membros da equipe, de forma justa, é uma tarefa também mais difícil do que parece à primeira vista. A empresa precisa ter uma cultura claramente estabelecida, de reconhecimento baseado em mérito.
Mas a dificuldade real, está em não cometer injustiças. Em qualquer equipe, principalmente as grandes, nem sempre o trabalho de todos aparece igualmente. Reconhecer as pessoas erradas pode criar um ambiente de insatisfação, que tende a corroer as relações aos poucos.
Esta é, basicamente, uma tarefa da liderança e evolve atenção e principalmente, sensibilidade. Há técnicas para sua prática, mas, a experiência e a sensibilidade são insubstituíveis.
Como todos os outros itens desta lista, saber que eles existem e que precisam ser aplicados, é apenas o primeiro passo para se construir um ambiente harmonioso e produtivo.
E você? Está realizando a prática desses pontos diariamente na sua
reformadora de pneus? Literalmente, a prática é o caminho para a perfeição, ainda que nunca se consiga atingi-la plenamente. Por isso, mãos à obra!