São inúmeras as vantagens aparentes apontadas por aqueles que defendem o trabalho sem bandeira em uma
reformadora de pneus. No entanto, há riscos ao optar por esse tipo de serviço.
Não havendo quaisquer garantias, seja por uma rede autorizada e em alguns casos, sem a adequada certificação, optar por serviços sem bandeira podem comprometer o resultado da reforma e também colocar em risco a segurança dos clientes.
Se deseja saber a diferença entre uma reformadora pertencente a uma rede autorizada e àquela que trabalha sem bandeira, além de obter informações sobre o processo, continue lendo a postagem e confira todos os detalhes sobre esse assunto.
Reformadora de pneus: Trabalhando sem bandeira
As vantagens aparentes do trabalho em uma reformadora que não possui credenciamento, geralmente são expressas nos valores ofertados em seus serviços. No entanto, esta mesma qualidade pode se revelar um grande problema.
Não havendo bandeiras ou indicações, não há também a garantia na qualidade do serviço executado. Os problemas mais comuns de uma reformadora de pneus que operam sem bandeira e sem o suporte de uma matriz, é a perda de estabilidade de um pneu devido a falta de tecnologias ou técnicas apropriadas.
Há ainda uma questão preocupante que envolve as reformadoras sem registro. Os pneus reformados devem possuir registro do Inmetro. Está é uma das vantagens que as redes autorizadas fornecem as reformadoras que aderem aos seus serviços.
O registro do Inmetro é o documento que confirma que uma reformadora está apta a exercer a atividade. Sem que haja este registro, não há qualquer critério de segurança que possa garantir a qualidade do serviço ofertado pela reformadora. O ISO 9001 também é de fundamental importância.
Somente a rede autorizada pode garantir que serão realizados os procedimentos necessários para atestar a qualidade do serviço ofertado por uma reformadora. Não há valor que substitua as garantias fornecidas por uma rede autorizada.
- A Rede Autorizada
Como mencionado, em uma rede autorizada, são realizados os procedimentos necessários para avaliar a qualidade do serviço ofertado. Estas, garantem que o trabalho será realizado adequadamente dentro de parâmetros pré-estabelecidos.
Além de fornecer a garantia na qualidade dos serviços de sua reformadora de pneus, ao aderir a uma rede autorizada, as empresas são beneficiadas por conhecimentos, introdução de novas tecnologias, troca de conhecimentos e demais vantagens que permitem a reforma ou recapagem adequada de pneus.
Benefícios da Rede Autorizada para Reformadora de Pneus
Além das já citadas qualidades à adesão de uma rede autorizada, para o caso específico das reformadoras de pneus as vantagens podem ser refletidas nos parâmetros do próprio Inmetro para a oferta deste tipo de serviços.
CONFIRA AQUI 10 DIRETRIZES QUE TODO REFORMADOR PRECISA SABER SOBRE A FISCALIZAÇÃO DO INMETRO
Reformadores que se adequam a esta norma, oferece a seus clientes um padrão cada vez melhor na execução da reforma, utilizando-se de produtos que promoverão maior vida útil ao pneu, além de elevar o seu desempenho e proporcionar maior segurança a seus clientes.
A rede autorizada atua fornecendo as reformadoras o suporte para que obtenham o registro do Inmetro. Desta forma, são promovidas ações voltadas à capacitação de toda a equipe, onde fornecido o suporte técnico e a orientação.
As redes autorizadas, comprometidas com inovação e proximidade entre os utilizadores de seus serviços com os produtos ofertados, tendem a oferecer soluções completas de alta tecnologia na realização de suas reformas.
Para além, as autorizadas fornecem produtos e serviços exclusivos, podendo incluir - caso possuam -, linhas voltadas à reforma de pneus, além da qualificação pessoal dos funcionários.
A importância de reformar um pneu
A reforma de permite que os recursos naturais não-renováveis sejam economizados promovendo a preservação ambiental. Isto porque, a cada pneu renovado, são economizados em torno de 57 litros de petróleo que seriam utilizados na produção de um pneu novo.
Por prolongar a vida útil do pneu, as reformadoras atuam impedindo que seja feito o descarte recente ou desnecessário dos produtos e através da reforma são capazes de fornecer qualidade equiparável a de um pneu novo.
A atividade de reforma, além de promover a reutilização de pneus que ainda possuem vida útil, é um procedimento que não gera efluentes ou poluição, sendo uma alternativa sustentável. Os resíduos da operação são recicláveis, e as redes autorizadas incentivam e intensificam práticas de conservação ambiental.
O rendimento quilométrico de pneus reformados é o mesmo oferecido pelos pneus novos, havendo ainda uma redução de até 70% dos custos na compra, o que é um benefício considerável, especialmente para as grandes frotas.
Dados sobre a reforma de pneus revelam que a atividade é capaz de gerar uma economia de até R$5,6 bilhões ao setor de transportes, pelos valores oferecidos para a reforma, quando comparados a obtenção de novos pneus.
O cliente que deseja saber se é o momento de realizar a reforma do pneu deve ser orientado em sua reformadora a realizar o orçamento ou solicitar uma avaliação. Nem sempre a necessidade de reforma é visível e há sistemas apropriados que ajudam a identificar se é a hora ou não.
Estima-se que o limite de segurança para rodagem é de 1,6 mm de profundidade dos sulcos. Valores inferiores a esta faixa já enquadra o pneu na categoria de “careca” e passível a troca. O TWI - sistema utilizado por reformadoras -, revelará o limite de desgaste, respondendo se é ou não necessária a reforma.
Ofereça a melhor opção para o seu cliente!!!
Agora que conhece melhor quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar sem bandeira e os benefícios que somente uma rede autorizada pode oferecer às reformadoras, não deixe de buscar pelas melhorias e certificados que atestem os seus serviços.
Lembre-se que a adequação ao ISO e aos parâmetros do Inmetro serão fundamentais para permitir o funcionamento de seus negócios. A rede autorizada pode atuar auxiliando na obtenção dos certificados.
Além disso, a instrução em nível técnico e pessoal, aproxima o consumidor final às práticas da empresa, fornecendo um serviço humano, de qualidade e que é atestado por grandes empresas atuantes no ramo da reforma de pneus.