O desenvolvimento da borracha sintética e a escassez de pneus durante a Segunda Guerra Mundial foram os principais fatores que levaram ao crescimento da
remodelagem de pneus (também conhecida como Pneu
Remold).
Desde então, essa técnica obteve progressos tecnológicos, melhorando muito a forma como o pneu é
remoldado para entregar o melhor produto possível.
Os pneus Remold vem ganhando um grande destaque no mercado atual, pelo preço mais acessível e a questão de
não perder a
qualidade e
nem segurança em relação a um pneu novo.
E se você deseja saber um
pneu remold vale realmente a pena, e a diferença de um
pneu remold para um novo, basta conferir esse post até o final. Vamos lá?
Pneu remold: o que é?
Pneus reformados ou remold são pneus que passam por um processo no qual pneus usados recebem uma nova banda de rodagem ou sulcos. Em uma remodelação mais completa, o pneu também será revestido com novo verniz de borracha na parede lateral do pneu, e normalmente aceitará a nomenclatura de remold, recauchutagem ou recondicionado
Pneu remold é seguro? Vamos analisar
Devido à estrutura mais robusta dos pneus de caminhões (muitas vezes já projetados para o remold), a taxa de aceitação de pneus remolds é maior do que a de pneus de automóveis.
A inspeção de pneus garante que o pneu atenda aos padrões mínimos de segurança que ele manteve a quantidade de borracha e estrutura para garantir que o pneu mantenha sua estrutura de suporte antes da remodelação.
Se a estrutura estiver danificada, o pneu não será reutilizado. Se não estiver danificado, o resto da banda de rodagem deve ser movido para o diâmetro especificado o restante da banda de rodagem é removido eletronicamente antes de ter início o processo de remold
Após a remoção da banda de rodagem, o pneu ainda passará por um tipo específico de inspeção de raio-X do pneu para verificar se a malha de aço que suporta a borracha pode danificar a estrutura do pneu.
Finalmente, uma nova camada de borracha é então aplicada ao pneu e uma nova banda de rodagem é moldada, o que envolve certos estágios diferentes de cura e moldagem porque envolvem afeiçoar a nova borracha na estrutura existente.
O pneu passou por uma série de novos testes de qualidade, assim como os pneus novos, que ao final do processo receberam o selo de qualidade e o certificado da empresa, para só então ser comercializado.
O que diz a Legislação?
O Inmetro disse que a reforma é permitida, desde que os pneus sejam usados por até 7 anos. Como a identificação fica oculta, é importante comprar apenas de empresas confiáveis.
A Associação Nacional da Indústria de Pneus (Anip) também recomenda comprar pneus reformados apenas se eles tiverem o selo do
Inmetro. Outras sugestões são a fabricação em oficinas especializadas e a certificação de qualidade dos materiais e equipamentos utilizados.
Figura 2 Qual a diferença de um pneu remold para um novo?
As especificações e padrões para pneus reformados são tão rígidos quanto para os pneus novos. A questão é que, assim como os pneus comuns, a qualidade da reforma entre as empresas varia muito. Pneus reformados podem ser tão seguros quanto pneus novos e podem durar muito tempo.
Remodelar pneus usa menos material, portanto menos poluentes serão gerados em sua construção. E pode-se ainda considerar que o preço um pouco mais barato é a vantagem dos pneus reformados em relação aos novos.
Em suma, os pneus remoldados são a opção mais barata e as tecnologias de ponta usadas em sua fabricação garantem um desempenho e durabilidade mais seguros, permitindo que eles tenham um desempenho tão bom quanto os pneus novos.
Considerações finais
Antes de sair para a estrada ou sair para explorar a cidade, verifique a calibragem, pressão e todas as condições do pneu. Esta tarefa deve ser executada continuamente para garantir uma condução segura.
Esses itens estão interconectados a diferentes sistemas do carro, como suspensão, tração, direção e frenagem, e quando os pneus estão em más condições, podem danificar a operação geral do veículo.
Sabemos que um conjunto novo de pneus pode ter aquele peso no bolso de todo mundo. Pneus novos costumam ser caros, e precisam ser trocados com uma certa frequência dependendo de quanto se roda com o carro.
São itens de primeira necessidade e, para além das multas que pneus em mau estado podem gerar, são itens de segurança. Afinal, são eles responsáveis pelo atrito de todo veículo com solo.
Diante desse cenário, visando a economia, surgiram os pneus remold, que são pneus usados, porém recapados em processo especial. Esses pneus têm a aparência de novos, mas na verdade são pneus antigos recondicionados.
Sabemos que um novo jogo de pneus pode pesar do bolso de qualquer um. No entanto, os pneus novos são geralmente caros e precisam ser substituídos de forma constante, de acordo com a frequência de uso do carro.
Se no momento você tem um baixo orçamento para comprar novos pneus, você pode optar tranquilamente por um
pneu remold ao invés de novos. E tente usá-los apenas em cidades e dirija a velocidades abaixo de 90 km / h. Isso evitará outros problemas ao usar esses pneus.
Agora você sabe o que são pneus remold, e as dúvidas que rodeiam a sua utilização, cabe a você escolher a melhor opção para o seu carro.
E então gostou do post de hoje sobre as diferenças de um
pneu remold para um novo? Comente abaixo, a sua opinião é muito importante para nós. E não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima.