Home > Blog > Reforma de Pneus | Reformadoras > Pneus de caminhão exigem cuidados especiais: Saiba quais são eles
< Voltar

Pneus de caminhão exigem cuidados especiais: Saiba quais são eles

31/07/2017 |   Gestão Reforma de Pneus

Pneus de caminhão exigem cuidados especiais: Saiba quais são eles
Você que dirige sabe bem como é importante fazer a manutenção periódica do seu automóvel para que ele esteja sempre funcionando de maneira adequada. Quem trafega nas estradas espalhadas pelo país sabe que não é possível prever se elas estarão em condições boas ou ruins. O que você pode e deve fazer é cuidar de todos os componentes do seu veículo, em especial dos pneus de caminhão.
 
Na verdade, todos os elementos que compõem um veículo são importantes para o bom funcionamento dele e devem receber cuidados específicos para que tenham um tempo de vida útil prolongado.
 
Mas como os pneus estão em contato direto com o asfalto e tendem a passar por muito desgaste, eles precisam de cuidados especiais.
 
Para evitar que eles sejam deteriorados, é preciso ter atenção para tomar medidas certas de manutenção.
 
Quer saber quais são os cuidados essenciais que você deve tomar com os pneus do seu caminhão? Então continue lendo esse post e confira os 7 cuidados principais que você deve ter com os seus pneus de caminhão.
 
 
7 cuidados essenciais para se ter com pneus de caminhão
 
 
1- Controle o limite de segurança

É preciso monitorar constantemente os pneus de caminhão para verificar o nível de desgaste deles e evitar que ele cheguem ao ponto de ficarem completamente carecas.
 
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) formulou a resolução 558/80 para determinar que é ilegal trafegar com pneus que estejam abaixo do limite de segurança.
 
Esse limite é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos e se os seus pneus estiverem abaixo disso, o seu veículo pode ser apreendido.
 
Além das implicações legais, há riscos para quem dirige com pneus carecas como aumento da possibilidade de estouros e de derrapagens laterais (mesmo que a pista esteja seca).
 
Além destas, os pneus abaixo do limite de segurança não oferecem uma drenagem adequada para a água, o que causa grande instabilidade em pistas molhadas e o espaço necessário para frenagem fica maior.
 
Por isso, se você deseja evitar cada uma das situações citadas acima, então a primeira coisa que deve fazer é providenciar a recapagem dos seus pneus para garantir que os mesmo estejam dentro dos limites de segurança.
 
Você pode até comprar um pneu, mas como esta opção geralmente sai caro, então uma alternativa mais em conta que também serve para resolver problemas envolvendo pneu desgastado é a reforma de pneus.
 
2- Mantenha suas rodas balanceadas 


 
Para trafegar em boas condições, as rodas devem estar balanceadas. Recomenda-se que a cada 10.000 km percorridos seja preciso fazer esse balanceamento.
 
Da mesma forma, é necessário tomar esse cuidado quando for trocar ou consertar os pneus ou sempre que surgirem vibrações.
 
3 - Faça o alinhamento da direção

A direção deve estar sempre alinhada para que o veículo tenha segurança e estabilidade. É preciso fazer este alinhamento sempre que os pneus de caminhão forem trocados ou estejam com desgastes irregulares, a cada 10.000 km percorridos ou quando o veículo puxar mais para um lado.
 
Os motoristas também devem ficar atentos para fazer o alinhamento sempre que houver algum impacto na suspensão ou quando alguns componentes dela forem trocados.
 
Entenda que ficar atento a esses detalhes é muito importante para manter a vida útil não só dos pneus de caminhão, mas também de toda a sua estrutura.
 
4- Verifique a calibragem dos pneus

A calibragem dos pneus de caminhão deve ser sempre verificada, pois quando a pressão estiver baixa, os pneus e o próprio veículo podem sofrer vários danos. Dentre eles destacamos: perda de estabilidade em curvas, maior desgaste nos ombros, direção fica pesada e a capacidade de manejo é perdida, maior consumo de combustível.
 
Além disso, o risco de acidente que existe quando o veículo encontra-se nessas condições é elevado. Por isso, todo cuidado com a calibração dos pneus é importante, principalmente para a sua segurança no transito.
 
5- Pressão em excesso nos pneus de caminhão 



Se a pressão baixa causa problemas, a pressão em excesso também é motivo de preocupação em relação aos pneus de caminhão.
 
Os transtornos causados podem ser: perda de estabilidade em curvas, desgaste no centro da rodagem, rachaduras na base dos sulcos e risco de estouros por impacto.
 
Portanto, este também é um dos cuidados essenciais que você deve ter com os pneus de caminhão.
 
6- Rodízio nos pneus

Os pneus de caminhão devem ser revezados em períodos específicos de uso. Assim, a cada 5.000 km os pneus diagonais de passeio devem ser mudados e a cada 8.000 km, é a vez dos radiais de passeio.
 
O motorista deve ficar atento quanto às quilometragens certas e ter em mente que o primeiro rodízio é o mais importante para garantir uma vida longa para os pneus.
 
O rodízio, de forma geral, é importante para compensar a diferença de desgaste que exista entre os pneus. Com isso, eles ficam com mais estabilidade, durabilidade e garantem mais eficiência.

 CONFIRA AQUI: RODÍZIO DE PNEUS DE CAMINHÃO.

7- Manutenção mecânica

Além de cuidar adequadamente dos pneus, é necessário também monitorar os outros componentes do veículo que podem interferir na quilometragem causando desgastes prematuros, além de insegurança.
 
Por causa disso, é preciso fazer manutenção mecânica em molas, freios, rolamentos, rodas e eixos. Ou seja, o conjunto de componentes que agem diretamente sobre os pneus devem receber tratamento adequado e periódico, assim como os outros elementos do veículo devem passar por vistorias especializadas.
 
Com um veículo bem cuidado e com uma direção consciente, você terá mais segurança para trafegar e fazer bem o seu trabalho. Procure tomar todos os cuidados citados acima, para garantir que a vida útil dos pneus de caminhão seja maior e dessa forma você não tenha que gastar dinheiro o tempo todo com troca de pneus.
 
Não deixe para cuidar dos pneus do seu caminhão quando já não houver mais solução. Providencie a troca ou se o orçamento estiver apertado, promova a recapagem dos pneus, pois como falei anteriormente, esta é uma solução prática, eficaz e barata para você resolver o problema.
 
Até o próximo post!
Avenida Celeste Muraro nº 148
Tocantins – Toledo/PR - Brasil
CEP: 85.903-342
+55 (45) 3055-3344