Quem dirige carro ou caminhão, sabe que as vezes alguns problemas acabam surgindo do nada nas rodas dos seus veículos, como é o caso das bolhas de pneus, por exemplo. E nesse momento, muita gente fica na dúvida sobre o que pode ter causado esse problema e como resolve-lo.
Se você também apresenta essa mesma dúvida, então continue lendo esse post e descubra:
- O que causa as bolhas de pneus;
- Como resolver esse tipo de problema;
- O que deve ser feito para prevenir as bolhas de pneus. Confira!
O que causa o aparecimento dessas bolhas?
De vez em quando, é comum haver o aparecimento das bolhas de pneus em veículos, especialmente os que são utilizados com frequência por seu condutor.
Mas para que se familiarize com esse tipo de problema, a primeira coisa que deve fazer é entender o que são essas bolhas e como elas aparecem nos pneus do seu veículo.
As bolhas de pneus nada mais são do que um tipo de problema, que compromete a estrutura do pneu e que são causadas pelo impacto que o pneu sofre quando encontra um buraco ou qualquer outro obstáculo na estrada.
Essas bolhas aparecem tanto na parte externa, quanto na parte interna do pneu e, por isso, você deve ficar bastante atento, para identificar quando esse problema acontecer no seu veículo.
Com o tempo, essas bolhas podem trazer sérios prejuízos para o pneu, pois os deixam mais vulneráveis.
Como consequência disso, o pneu passa a ter uma baixa capacidade de resistência a impactos com buracos; assim, quando um veículo passar por um desses buracos de repente, o pneu pode estourar.
Se as bolhas de pneus aparecerem, o que deve ser feito?
Dependendo do tamanho e do local onde essas bolhas de pneus aparecem, pode ser difícil identificar o problema no começo.
Mas na maioria das vezes elas podem ser vistas facilmente. E um dos sinais que podem ser observados quanto ao aparecimento dessas bolhas de pneus, está na sensibilidade que o motorista tem ao volante. Se você perceber que existe uma certa “trepidação” ao dirigir, então o mais indicado é que verifique cada pneu com cuidado, pois as bolhas podem estar causando essa falha.
Outra forma de identificar a presença desse tipo de problema no seu veículo é através de certos ruídos que aparecem enquanto o carro está em movimento.
Portanto, atente-se para esses cuidados e verifique se encontra alguma bolha em seu pneu. Se vir alguma, ou muitas bolhas, a melhor atitude a ser tomada será descartar esses pneus e substituí-lo por outro.
Agora, se você está podendo comprar pneus novos no momento, a solução mais viável para este caso, consiste na restauração dos pneus. Ao fazer isso, você estará removendo o problema das bolhas de pneus e restabelecendo a estrutura adequada que o seu pneu precisa para voltar a rodar com segurança.
Além disso, a reformar do seu pneu nesse caso, também vai lhe render uma boa economia, uma vez que a compra de pneus novos tende a sair bem mais caro, principalmente se a troca for necessária em todos os pneus.
Mas, se você não deseja passar por esse tipo de problema, então a melhor forma de evita-lo é se prevenindo!
Como se prevenir das bolhas de pneus?
A prevenção é sempre a melhor opção para quem deseja manter os pneus do seu carro livre de bolhas ou de qualquer outro tipo de problema.
Muitas pessoas deixam para cuidar de seus carros apenas quando algo mais sério acontece, mas com isso, acabam gastando muito mais do que gastariam se tivessem se prevenido.
Sem contar que qualquer descuido em relação ao trânsito, pode ser fatal, e isso inclui o bom estado de conservação dos pneus.
Por isso, tome algumas atitudes e evite o aparecimento dessas bolhas de pneus. Separamos algumas dicas que poderá te ajudar neste processo de prevenção:
- Lembre-se sempre de fazer uma boa revisão em seu carro, atentando-se para os pneus, que precisam sempre estar em perfeito estado;
- Calibrar os pneus é muito importante. Calibre sempre que for necessário, usando o nível de pressão certo para o seu pneu;
- Verifique tantos os pneus antigos quanto os novos, pois essas bolhas podem surgir em ambos;
- Dirija sempre com cautela e evite atingir uma velocidade acima do limite permitido, pois a atenção é um ponto fundamental para se desviar de um buraco, principalmente em rodovias que você não tem muito conhecimento;
- Caso não tenha como evitar passar por uma estrada esburacada, reduza ainda mais a velocidade. Passe bem devagar por eles e evite causar grandes impactos;
- Se perceber alguma irregularidade em seu pneu, principalmente a existência de bolhas de pneus, substitua-o imediatamente ou, na impossibilidade de troca, providencie a recapagem dos pneus.
Essas dicas de prevenção até poderão evitar o aparecimento das bolhas de pneus em alguns casos, mas pode ser que em um determinado momento elas apareçam novamente.
Se isso acontecer, não se esqueça de tomar os devidos cuidados. Mesmo parecendo inofensivas, elas podem causar problemas graves. Então, evite-as, mas se elas surgirem, resolva o problema o quanto antes. Não fique contando com a sorte, pois a sua vida e a de outras pessoas, podem estar dependendo disso.
Gostou do artigo? Agora já sabe como se livrar dos perigos que as bolhas de pneus podem causar na sua vida e da sua família? Então deixe o seu comentário e nos diga se já passou por esse tipo de problema e o que fez para resolve-lo!
LEIA TAMBÉM: “DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO DOS PNEUS”.