18/03/2021 | Economia Reforma de Pneus Recapagem de Pneus Reformadoras
O pneu é um dos itens mais importantes para qualquer veículo. Ele garante a estabilidade, desempenho e segurança.
E, uma das formas mais baratas e eficazes para não rodar com pneus desgastados é a recapagem, que incide na troca da borracha da banda de rodagem, também conhecido como Reforma de Pneus.
Entenda no post de hoje mais sobre a reforma de pneus e como esse método pode beneficiar sua frota. Confira:
A recapagem de pneus é o processo de substituir da banda de rodagem usada por uma nova.
Por ser um sistema mais barato do que comprar novos produtos, transportadoras, empresas costumam usá-lo para gerenciar muitas frotas.
Segundo a pesquisa, 30% dos pneus são descartados hoje devido à falta de informações e investimentos. Somente no Brasil, aproximadamente 450.000 toneladas de pneus são descartadas a cada ano.
Clique aqui e entenda as diferenças entre os diferentes tipos de Reforma de Pneus.
Todos os pneus possuem a estrutura necessária para a reforma quando saem da fábrica. Estes passam por um processo para averiguar o estado da carcaça, o processo é executado por uma empresa, e segue os padrões internacionais de qualidade.
Após a aprovação dos pneus, eles seguem para a raspagem e então, recebem uma nova capa. Após a vulcanização a 110ºC, eles podem ser voltar aos veículos.
Para conhecer o tempo de reforma adequado, é importante verificar o TWI (Indicador de desgaste do piso), (Tread Wear Indicator) que é o identificador desgaste da banda de rodagem na transversal do sulco do pneu.
Vale ressaltar que o Contran determinou que a medida do sulco do pneu deve ser de pelo menos 1,6 mm.
Esta regra se aplica a todos os tipos de veículos e, se você não cumprir, poderá ser multado. De acordo com o artigo 230 da Lei de Trânsito do Brasil, é ilegal dirigir um veículo em mau estado, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído.
Se o pneu for usado pelo o motorista nessas situações, será considerada uma violação grave dos regulamentos, uma multa de R $ 127,68 será aplicada e mais 5 pontos serão adicionados à carteira de motorista.
Figura 2 O que é recapagem de Pneus?
A recapagem de pneus é um procedimento seguro e econômico que pode oferecer segurança aos motoristas.
Basicamente o processo é dividido nas seguintes etapas:
Higiene: Nesta etapa inicial, os pneus devem ser desinfetados para evitar contaminação;
Inspeção: visão geral das condições das carcaças pelos técnicos para garantir que estejam aptas para serem reformadas;
Raspagem: neste momento, o pneu é raspado uniformemente e os desenhos originais removidos;
Análise da carcaça: com a ajuda de equipamentos específicos, verifique se o item está estruturalmente danificado;
Reparo: se uma falha for encontrada, o pneu é consertado para receber a nova banda;
Aplicação de bandas: O último passo é aplicar uma nova banda de rodagem no pneu, exatamente igual à anterior.
Ao reformar, você pode economizar no custo de comprar pneus novos, pois pode impedir que materiais que ainda são utilizáveis sejam descartados, ajudando assim a proteger o meio ambiente.
Como todos sabemos, a substituição de pneus é cara e, pode surgir a necessidade repentina de substituir pneus, pegando qualquer um de surpresa. Para evitar esse inconveniente, recapar pneus ao invés de trocá-los.
O custo da reforma de pneus é responsável por 30% a 40% do valor dos pneus novos. Portanto, você pode resolver o problema do desgaste dos pneus com muito pouco dinheiro.
É possível recapar pneus mais de uma vez
De fato, você pode recapar cada pneu em média duas vezes. Assim a carcaça terá três vidas úteis, o que equivale a uma redução de 57% no custo por quilômetro.
Se apenas as questões financeiras forem analisadas, a tecnologia de reciclagem de pneus já é muito vantajosa, porque além de prolongar o tempo de utilização, também são bem mais baratos se comparados com pneus novos.
Especialmente em situações de crise, como a que estamos enfrentando hoje, optar por soluções baratas e eficientes como é a recapagem de pneus, é uma ótima alternativa.
Recapagem traz benefícios ao meio ambiente
Comparada com a fabricação de pneus novos, a tecnologia de recapagem reduz o consumo de matérias-primas em aproximadamente 80%. Em outras palavras, também é sinônimo de proteção do meio ambiente.
Exatamente porque os pneus serão modificados em vez de descartados, o meio ambiente deixará de receber grandes quantidades de borracha, o que iriam poluirá o solo, os rios e muitos outros recursos.
Outro benefício relacionado preservação do ambiente é que a reforma dos pneus consome menos petróleo, um recurso cada vez mais caro e limitado no mundo.
Portanto, além de economizar no custo de compra de pneus novos, a reforma também pode impedir a permanência de materiais utilizáveis, ajudando assim a proteger o meio ambiente. Além de ter benefícios diretos em sua vida diária, também tem muitas implicações para as gerações futuras.
Recapagem também economiza uso de matéria prima
Além de economizar muito dinheiro para o seu orçamento, a recapagem também pode economizar o uso de matérias-primas. Estima-se que a quantidade de matéria-prima usada para reciclar pneus seja 80% menor que a quantidade de matéria-prima necessária para fabricar novos!
E como dissemos antes, a recapagem de pneus pode dobrar a vida útil. Em outras palavras, você não se preocupará em gastar com pneus por muito tempo. Considere quanta economia essa solução pode apresentar em sua vida.
E então do post de hoje sobre o que é recapagem de Pneus? Comente abaixo, a sua opinião é muito importante para nós. E não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima.