Se você está sentindo que sua reformadora de pneus poderia ser aperfeiçoada, mas não sabe como, então talvez você precisa de uma gestão empresarial.
Esse conceito pode parecer deslocado para um estabelecimento voltado para o setor automotivo. No entanto, trata-se de uma prática bastante eficiente, que pode ser aplicada em diversos segmentos.
Além de trazer uma posição mais profissional e séria para a oficina, a gestão empresarial também é capaz de melhorar a estrutura da sua reformadora de pneus. Por isso, confira sobre o que se trata, qual sua importância e como aplicá-la no seu negócio.
O que é a gestão empresarial
Basicamente, a gestão empresarial pode ser explicada como um conjunto de estratégias e práticas voltadas para o crescimento dos negócios e uma potencialização dos resultados.
Como o próprio nome indica, essa linha de gestão surgiu de ações praticadas em empresas, geralmente médias e grandes corporações.
No entanto, não significa que a gestão empresarial não pode ser utilizada e adaptada para sua reformadora de pneus.
Hoje em dia, suas dicas de estrutura e gestão de pessoal podem ser aproveitadas até mesmo no menor dos negócios.
Isso porque trata-se de um agrupamento de estratégias com impacto em todos os setores do empreendimento, não somente na área administrativa.
Entre as práticas da gestão empresarial, é possível pontuar organização de processos, controle de finanças, gerência do departamento pessoal e otimização de serviços.
Assim, esse conceito abrange uma grande quantidade de atribuições, aprimorando-as para que seu negócio retorne os melhores resultados possíveis.
A partir do surgimento desse modelo de gestão, outras subcategorias foram desenvolvidas e estudadas por pesquisadores da área.
Por exemplo, existe a gestão empresarial meritocrática, que valoriza a performance dos colaboradores; a democrática, que equilibra a gestão e os colaboradores; e a autoritária, que prioriza a gestão e pouco os colaboradores. Por isso, é possível adaptar a gestão empresarial para qualquer negócio, tamanho ou nicho.
Qual sua importância?
A gestão empresarial é indicada para aqueles que querem fazer seu negócio mais lucrativo e produtivo. Não importa o nicho de atuação, todo empreendimento precisa de uma boa gestão administrativa, mesmo que o dono seja a única pessoa responsável por esse setor.
A partir da gestão empresarial, as chances do negócio se manter ativo e atrair bons rendimentos aumentam consideravelmente.
As estratégias propostas por esse conceito são profissionais e visam um melhor impacto no mercado, além de proporcionar mudanças necessárias na estrutura do negócio.
Uma reformadora de pneus, por exemplo, conta com vários setores de serviços manuais, mecânicos, de reparo e reforma.
Contudo, também precisa de uma boa equipe financeira para administrar os lucros, e, claro, de uma gestão administrativa para lidar com os processos burocráticos e com o departamento pessoal.
Todos os processos acabam passando pela administração de um negócio, e, se ela for voltada para uma visão empresarial, as chances de ser otimizada são maiores.
Como aplicar na sua reformadora de pneus
Finalmente, depois de entender um pouco mais sobre a gestão empresarial e sua importância no setor administrativo e para os resultados de uma empresa, é hora de saber como aplicá-la efetivamente na sua reformadora de pneus.
Como mencionado antes, existem várias vertentes desse modelo de gestão, que podem ser adaptadas para quaisquer tipos de negócios.
Abaixo, confira algumas dicas de estruturação que podem ser úteis para transformar sua reformadora, ou mesmo começá-la do zero, do jeito certo.
Antes de mais nada, é necessário mapear seu negócio e ter uma visão concreta sobre ele. Quais são os objetivos da sua reformadora de pneus? Qual o público-alvo que ela deseja atender? Quais as melhores estratégias de divulgação? Como potencializar o serviço?
Ainda, como funcionam os concorrentes? Quais as novas tecnologias do mercado? Sua reformadora de pneus possui algum diferencial?
Responder essas perguntas é mapear seu negócio de acordo com seus objetivos, ideias, visão de mercado, valores e metas.
Esse mapeamento pode ser feito de maneira informal, ou através de planilhas padronizadas e formulários, que podem ajudar na hora de estruturar a administração básica.
- Avalie os clientes e a localização
Em suma, é preciso avaliar o andamento dos serviços e das atividades da sua reformadora de pneus, caso ela já esteja em funcionamento.
Manter esses dados atualizados é importante para poder elaborar relatórios de análise que serão úteis na hora de traçar estratégias a partir da gestão empresarial.
Por exemplo, os clientes são fidelizados? Procuram sempre os mesmos serviços? Existe uma crescente de clientes na oficina? Ela está bem localizada? Existem muitos concorrentes na mesma região?
Além disso, a estrutura física da sua reformadora de pneus é atrativa? Bem localizada e de fácil acesso?
Esses questionamentos devem fazer parte de uma avaliação interna que determinará os principais pontos a serem abordados e modificados.
- Boa comunicação com a equipe
Uma das principais abordagens que a gestão empresarial traz é a boa comunicação com a equipe. Dessa forma, os processos, que são interligados e interdependentes, podem ser otimizados, levando maior produtividade para a empresa.
Um bom negócio é feito a partir de bons profissionais, e a gestão deve levar em conta isso no momento de administrar os setores.
Assim, é preciso investir em políticas de comunicação, proporcionar a integralização dos setores e também promover a satisfação da equipe como um todo.
O ambiente deve ser favorável para que todos os funcionários se sintam confortáveis e acolhidos, de modo que sua produtividade também aumente.
Por fim, a gestão empresarial também é uma grande adepta do uso da tecnologia como estratégia de administração. Além dos avanços tecnológicos proporcionam uma modernização da oficina, a automatização do sistema ERP para Reforma de Pneus também traz vantagens como segurança, praticidade e agilidade nas atribuições.
Assim, investir na tecnologia da estrutura da sua reformadora de pneus é uma alternativa recomendável utilizada na gestão empresarial.
Conclusão
Todos os modelos de negócio precisam de uma gestão eficiente, e não seria diferente com a sua reformadora de pneus.
A gestão empresarial traz dicas e recomendações de como potencializar os atendimentos, o serviço e o relacionamento entre as equipes e suas atribuições.
É importante mapear seu negócio, estabelecer bem suas metas, analisar os concorrentes e a própria oficina, para que os processos sejam otimizados, e, com isso, também os rendimentos.
E então gostou dos conteúdos sobre Gestão empresarial?
clique aqui e não esqueça de deixar nos comentários abaixo (sua opinião é muito importante para nós) compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima.