01/02/2021 | Reforma de Pneus Recapagem de Pneus
Devido ao desgaste causado pelo uso e tempo dos pneus, eles precisam ser substituídos regularmente. Embora em alguns casos o veículo precise de pneus novos, alguns modelos podem ser reutilizados após reforma, recapagem ou remoldagem.
O Brasil é segundo país com a maior reforma de pneus do mundo. Além de economizar e promover a sustentabilidade, o efeito é tão bom que é difícil distinguir entre pneus novos e pneus reformados. No entanto, você deve entender como cada tipo de reforma funciona e procurar oficinas preparadas e especializadas.
Deseja saber mais sobre a reforma de pneus? Para mais informações sobre os tipos de reparo de pneus, veja abaixo!
Existem três maneiras diferentes de reutilizar pneus. No entanto, cerca de 80% dos pneus que podem ser submetidos a esses tratamentos, ou seja, cerca de 20% dos pneus não podem ser usados novamente.
A razão é que o fio de metal dentro de alguns pneus tem algum problema, o que prejudica a estabilidade. Então para contribuir com a proteção do meio ambiente sem ter que descartar o material, preste atenção ao nível indicado na barra de desgaste do pneu, para que possa aproveitá-lo antes de se tornar completamente inutilizável.
Figura 2 Entenda o processo de reforma de pneus
Aumento do risco de aquaplanagem
A aquaplanagem é um fenômeno causado quando um veículo passa por uma camada de água ou líquido e o pneu acaba perdendo o atrito com o asfalto. Dessa maneira, o carro irá deslizar e o motorista perderá o controle. Embora esse efeito possa acontecer com qualquer indivíduo, aqueles com pneus carecas são mais propensos a sofrer com esse problema.
Maior tempo de resposta do veículo ao frear
Um dos principais perigos do desgaste dos pneus é a perda de aderência no solo. Como resultado, essa situação pode causar acidentes sérios, pois o motorista ao pisar no freio para evitar uma colisão, o carro poderá levar mais tempo do que o esperado para parar completamente.
Prejuízo na estabilidade do veículo
Quando houver um problema com o pneu, o motorista encontrará instabilidade e desconforto ao dirigir. Isso ocorre porque, em alguns casos, o carro faz pequenas curvas involuntárias, o que prejudica o desempenho da direção. Esse problema também pode levar a acidentes e a colisões de trânsito.
Infração de trânsito
Além de colocar em risco a vida de motoristas e terceiros, dirigir com pneus que não estão em boas condições também pode resultar em multas. Esse ato foi considerado uma violação grave das leis de trânsito e aplica multas e pontos da CNH.
Após a recapagem de um pneu, apenas a borracha desgastada da banda de rodagem em contato com o solo é substituída. Essa reutilização é feita apenas em pneus de carga, como caminhões e ônibus.
Durante o processo de alta temperatura, o processo de vulcanização uma banda de rodagem no processo se unirá ao pneu. A temperatura utilizada é de 150ºC. Durante a recapagem a frio, a temperatura atinge 115ºC e a banda utilizada é pré-moldada.
Nesse caso, a borracha desgastada da banda de rodagem e da carcaça dos pneus serão substituídos. Assim como ocorre na recapagem a quente, a temperatura chega até os 150ºC e também é feita uma aplicação do camelback.
Finalmente, ao realizarmos a remodelagem, toda a banda de rodagem e os flancos são substituídos. Além disso, todo o exterior do pneu é coberto com uma nova camada de borracha.
Durante esse processo, as informações originais do pneu (como data de fabricação, índice de velocidade, capacidade de carga e nome do fabricante) são completamente eliminadas.
Conhecendo os três tipos de reforma, agora fica mais fácil saber qual delas deve ser realizada de acordo com suas necessidades. Como todos sabemos, os pneus perdem qualidade ao longo do tempo.
É comum que o exterior mostre sinais de desgaste, enquanto o interior ainda está em boas condições. Ao remodelar, recauchutar ou recapar esses pneus, o exterior será consertado.
Das principais vantagens do processo de reforma de pneu é a economia, uma vez que reformar é muito mais barato do que comprar um novo pneu.
Em alguns casos, o preço é 50% mais barato que um pneu novo. Outra grande vantagem é a contribuição com o meio ambiente, reduzindo o número de pneus descartados na natureza.
Quando o trabalho de manutenção é bom e realizado de acordo com a lei, a vida útil dos pneus reformados pode ser semelhante ou até igual à dos pneus novos. No entanto, é preciso ter cuidado, é muito importante realizar reformas por profissionais qualificados que atendem aos requisitos legais. Isso ocorre porque a reforma mal feita dos pneus pode comprometer sua segurança.
Portanto, mais importante do que saber que seus pneus podem ser reformados, é saber qual é o tipo de reforma mais segura e regulamentada do Brasil.
É preciso que você analise suas necessidades e as vantagens de reformar pneus. Só então você pode decidir se vale a pena submeter o pneu ao processo ou comprar um novo.
Lembre-se, é importante prestar atenção aos sinais de desgaste e possível substituição dos pneus. Rodar com a peça defeituosa, pode causar pontos na carteira e multas, além de muitas outras consequências graves.
E então gostou do post sobre o processo de reforma de pneus? Deixe nos comentários abaixo (sua opinião é muito importante para nós) e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima.