Home > Blog > Reforma de Pneus | Reformadoras > Conheça os 7 erros que as empresas cometem nos processos seletivos
< Voltar

Conheça os 7 erros que as empresas cometem nos processos seletivos

01/08/2017 |   Gestão Liderança Reforma de Pneus

Conheça os 7 erros que as empresas cometem nos processos seletivos
Selecionar os novos colaboradores para trabalhar em uma empresa não é uma tarefa fácil. Por conta disso, várias empresas, em especial as que atuam no ramo de reformas de pneus, relatam extrema dificuldade na hora de organizar processos seletivos.
 
Também não é para menos, pois encontrar bons profissionais, que preencham os requisitos necessários para suprir o que até então encontra-se deficiente no setor pessoal da sua empresa, é uma tarefa complicada e difícil.
 
Mas uma coisa é certa: evitando alguns erros básicos, já é um passo enorme rumo a aplicação de processos seletivos mais eficientes e que geram um bom retorno para o seu negócio como um todo.
 

Quer saber que erros são estes? Então continue lendo esse post e conheça os 7 erros que muitas reformadoras de pneus, assim como as empresas de outros setores do mercado, cometem nos processos seletivos.
 
Confira!
 
7 maiores erros cometidos por empresas nos processos seletivos
 
1- Não montar uma boa seleção

Possivelmente, o maior erro que uma empresa comete em processos seletivos é exatamente o de não montar uma boa seleção. E isso, na maioria das vezes, significa que o processo não fica claro para os concorrentes.
 
A empresa deve montar uma seleção que tenha etapas bem definidas para cada tipo de cargo disponível. Da mesma forma, os candidatos não podem ser surpreendidos com exigências repentinas durante a realização do processo.
 
Por isso, na hora de organizar um processo seletivo na sua reformadora de pneus, a dica é sempre elaborar um bom planejamento antes, procurando delimitar cada etapa do processo e também indicar uma pessoa ou então uma equipe responsável por cada etapa. Assim o processo seletivo tem mais chances de ocorrer com sucesso.
 
2- Usar métodos ultrapassados de avaliação

Existem alguns métodos que apesar de terem sido muito usados em anos anteriores, atualmente, não dão mais conta de oferecerem bons resultados. Isso porque mesmo que os candidatos estejam concorrendo para uma mesma vaga, possuem perfis pessoais e de trabalho diferentes uns dos outros.
 
Assim, colocar todo mundo em uma sala para fazer dinâmicas e entrevistas em grupo é um erro exatamente porque não será possível avaliar cada concorrente com uma atenção devida.
Outro erro que pode dar uma grande dor de cabeça é pedir que os candidatos façam testes de redação e de grafia. Na era da tecnologia, não faz sentido nenhum esse tipo de método. Nesse caso o ideal é fazer testes para saber qual o nível de conhecimento dos candidatos em relação ao tipo de tecnologia que você utiliza na sua reformadora de pneus.
 
3- Resumir os processos seletivos somente a análise de currículo

 

Certamente que analisar qual o histórico de estudo e de trabalho dos candidatos é muito importante para saber por onde eles passaram e o nível de experiência deles. Mas, um bom processo de seleção não deve se resumir a isto.
 
É preciso conhecer as habilidades dos concorrentes e o processo deve dar oportunidades específicas e variadas para que eles mostrem as suas capacidades e o quanto estão preparados para as vagas que a sua empresa está disponibilizando.
 
Não é à toa que hoje em dia, várias empresas estão valorizando mais a aplicação de dinâmicas individualizadas, para avaliar se tudo o que o candidato informou no currículo pode ser comprovado na prática.
 
4- Não ter um profissional específico para avaliar os candidatos

De acordo com a vaga que estiver disponível na empresa, inúmeros candidatos podem se candidatar e determinar qual ou quais serão os selecionados vai dar muito trabalho.
 
Por conta disso, a empresa deveria ter um profissional responsável por fazer as avaliações.
 
Dependendo da quantidade de etapas e da quantidade de concorrentes, o ideal seria ter mais de uma pessoa avaliando todo o processo.
 
5- Não definir o perfil de candidato que precisa

Pode parecer loucura, mas existem processos seletivos nos quais não é possível saber qual é exatamente o perfil de profissional que a empresa está procurando.
 
Todas as pessoas que vão concorrer aos cargos devem saber quais são os requisitos mínimos para participarem como:

- Necessidade de conclusão de curso de especialização específico;
- Necessidade de ter inglês ou outro idioma fluente;
- Possibilidade de viagens em fins de semana;
- Necessidade de boa comunicação para lidar com o público e fazer apresentações em público.

Todas as exigências deverão estar bem descritas no formulário da seleção. Desta forma, os candidatos que não as possuam não vão se candidatar porque eles já saberão que não serão contratados.
 
Ou seja, acima de tudo, definir bem o perfil esperado do candidato vai possibilitar que os avaliadores não percam tempo analisando concorrentes não adequados.
 
6- Interromper as etapas da seleção

Processos seletivos bem estruturados são aqueles que deixam claro qual o perfil do profissional desejado e quais são as etapas da seleção, ou seja, quais atividades existirão em cada etapa e o tempo estimado para a duração delas, por exemplo.
 
Desta forma, cada etapa deve ter um prazo certo para acontecer para que o resultado da fase anterior seja conhecido a tempo de o candidato se preparar para a próxima etapa.
 
7- Deixar os candidatos sem resposta

Os concorrentes participantes dos processos seletivos devem saber o resultado deles, seja positivo ou negativo. Ou seja, a empresa precisa dar um feedback para eles.
 
É um erro achar que os candidatos não selecionados não devem ser contatados para saberem da negativa na seleção. Na verdade, eles precisam saber para terem a oportunidade de se preparar melhor para um próximo processo.
 
Portanto, agora que você já sabe quais erros não pode cometer ao organizar processos seletivos na sua empresa de recapagem de pneus, basta apenas montar uma boa equipe de seleção e começar a se planejar para fazer as escolhas certas e montar uma equipe de sucesso, que renda bons frutos para o seu negócio.
 
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário e nos diga qual ponto não ficou claro para você!

CONFIRA AQUI: COMO MELHORAR A GESTÃO DE PESSOAS NA REFORMADORA DE PNEUS. 
 
Avenida Celeste Muraro nº 148
Tocantins – Toledo/PR - Brasil
CEP: 85.903-342
+55 (45) 3055-3344