Home > Blog > Reforma de Pneus | Reformadoras > Como manter a segurança no trabalho em reformadoras de pneus com essas dicas incríveis
< Voltar

Como manter a segurança no trabalho em reformadoras de pneus com essas dicas incríveis

19/09/2017 |   Gestão Liderança Reforma de Pneus

Como manter a segurança no trabalho em reformadoras de pneus com essas dicas incríveis
Cuidar da segurança no trabalho em reformadoras de pneus exige alguns cuidados e a participação total dos funcionários, já que em alguns casos, eles estão muito perto de máquinas ou produtos que podem causar algum acidente.

Como exemplo, podemos citar o processo de Vulcanização, que é feito em uma autoclave, ou seja, em um recipiente com uma temperatura bem elevada.

Mas, para que tudo corra bem e que a segurança de todos seja mantida, algumas atitudes precisam ser tomadas.

Foi pensando nisso que separamos algumas dicas incríveis para você conseguir manter a segurança no trabalho em sua reformadora de pneus e assim evitar problemas futuros relacionados a acidentes no ambiente de trabalho. Confira!
 
12 dicas incríveis de segurança no trabalho em reformadoras de pneus
 
As dicas de prevenção que vamos citar nesse post, são apenas alguns dos cuidados que deve ter para que todos os funcionários estejam seguros em sua função na reformadora de pneus.

Ao adotar essas dicas, é possível garantir que nada de errado aconteça durante o processo de reforma dos pneus e assim os seus funcionários estarão livres de riscos provenientes do ambiente de trabalho. E a primeira dica é:

1º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Invista em conscientização

Procure investir em palestras e cursos de conscientização dos funcionários, pois eles precisam entender que grande parte dos acidentes no trabalho podem ser evitados caso eles colaborem fazendo cada um a sua parte.

2º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Realize exercícios de treinamento.

Essa etapa pode ajudar a fazer com que todos os funcionários percebam os riscos reais que podem correr, caso não sigam todas as orientações de segurança. Mas lembre-se que esse tipo de treinamento só pode ser feito sob orientação profissional especializada. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, deve auxiliar nessa tarefa.

3º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Cuide para que seu funcionário esteja contente com seu trabalho.
 
Hoje em dia, diversas empresas trabalham com projetos que visam garantir o bem-estar de seus funcionários.

Isso pode ajudar a evitar graves acidentes, pois uma pessoa insatisfeita costuma ficar mais distraída e por vezes, trabalha apenas por obrigação, correndo o risco de causar algum dano a ele ou a outros.

4º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Faça algumas proibições necessárias.

As etapas pelas quais o pneu passa até seu processo ser finalizado exigem que seus funcionários tenham concentração e disciplina, para que não causem nenhum acidente.

Por isso, proíba o uso de celulares ou outros parelhos eletrônicos dentro da empresa e durante o horário de trabalho. Evite também, que haja conversas paralelas ou qualquer outro tipo de distração.

5º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Forneça EPI’s.


 
Forneça todos os Equipamentos de Proteção Individual (os EPI’s), para que os funcionários da reformadora tenham condições de trabalhar com segurança.

6º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Monitoramento sem aviso prévio.

Faça um monitoramento sem aviso prévio, para que se avalie se todas as normas de segurança no trabalho estão sendo cumpridas de forma correta. Caso encontre algum erro, veja o que pode ser possível fazer para que ele não se repita.

7º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Deixe um kit de primeiros socorros à disposição.

Tenha um kit de primeiros socorros à disposição, pois se acontecer algum incidente que possa ser resolvido previamente dentro da própria reformadora, como um pequeno corte, por exemplo, alguém poderá socorrer o funcionário até que ele receba atendimento médico especializado.

8º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Promova a integração entre os diferentes setores da empresa.

Cuide para que todos os setores estejam integrados de forma que consigam manter, inclusive, um bom convívio e boa comunicação.

O empregador precisa estar ciente de tudo o que acontece em todos os ambientes de sua empresa, se possível, conhecer os funcionários e conseguir manter um bom nível de comunicação com eles.

VEJA TAMBÉM: 6 FATORES QUE INFLUENCIAM O CLIMA DE SUA EQUIPE. 

9º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Verifique periodicamente as condições de segurança da sua empresa

Periodicamente, faça uma verificação das condições de segurança de todos os setores, aparelhos e equipamentos da recapadora.

Atente-se para datas de validade e a qualidades de tudo que é necessário usar durante um momento de emergência.

10º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Registre tudo que ocorrer dentro da empresa.


 
Mantenha um controle com todos os dados, incluindo relatos de acidentes, sejam eles de pequena, média ou grande proporção.

Esses registros poderão servir para que providências sejam tomadas, e também, para que esse tipo de problema seja evitado dentro de sua reformadora de pneus.

11º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Mantenha-se atualizado.

Com as inovações tecnológicas surgindo a todo momento, é importante que você se mantenha atualizado e invista em todos os recursos possíveis para reforçar a segurança dos seus funcionários no ambiente de trabalho.

Além disso, novas regras de segurança podem ser lançadas e você precisa ficar atento quanto a isso, até mesmo para garantir que a sua equipe esteja 100% segura.

12º Dica de segurança no trabalho em reformadoras de pneus: Conte com uma equipe de segurança no trabalho.

Toda reformadora precisa ter pelo menos um técnico em segurança do trabalho para garantir sua segurança e a de todos os funcionários da empresa.

Contar com a ajuda de um funcionário ou de uma empresa que seja especializada nesse ramo poderá trazer mais confiança para todos, inclusive para você, que poderá ficar mais tranquilo, sabendo que sua recapadora está segura.

Gostou das dicas? Vai adota-las para manter a segurança no trabalho em sua reformadora de pneus? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião envolvendo esse assunto!
Avenida Celeste Muraro nº 148
Tocantins – Toledo/PR - Brasil
CEP: 85.903-342
+55 (45) 3055-3344