Home > Blog > Reforma de Pneus | Reformadoras > Como funciona o processo de remoldagem de Pneus?
< Voltar

Como funciona o processo de remoldagem de Pneus?

04/01/2021 |   Reforma de Pneus Reformadoras

Como funciona o processo de remoldagem de Pneus?

Os pneus reformados percorreram um longo caminho. Essa tecnologia dá uma segunda vida aos pneus desgastados.

 

Fundamentalmente, são pneus que foram reciclados e usados por um período e depois reutilizados, após cuidadoso ajuste estrutural para aprimorar sua estrutura, um processo também conhecido como "Reforma de Pneus".

 

Por ser um pneu reutilizável, acabará por perder algumas características, como a exibição dos dados das séries de fabricação, o nome e o modelo do fabricante.

 

Confira no post de hoje como, de fato, funciona o produto de remoldagem de pneus. Vamos lá?

 

O que são pneus remoldados?

 

Os pneus reformados são os mais próximos dos pneus novos entre os modelos reformados.

 

O piso antigo é retirado do pneu antes de ser enrolado com uma borracha de classe industrial que não é vulcanizada nesta fase, enquanto as paredes laterais recebem uma fina camada decorativa de verniz. O próximo passo é o processo de cura.

 

Os pneus são colocados em uma prensa de molde correspondente, dependendo do tamanho e modelo do pneu, e curados por cerca de 60 minutos.

 

Durante o processo de cura, o pneu é colocado no molde e inflado à pressão apropriada. A carcaça inflada empurra o material de borracha não moldado que se adapta ao molde e cria o padrão de piso desejado. Depois disso, calor e pressão são utilizados por um tempo específico que completa a cura.

 

Dessa maneira, o pneu recebe uma nova vida útil, remoldando-o novamente para uma nova condição.

 

Isso significa que esse procedimento encobre as informações originais do pneu, que são exibidas nos flancos, como o logo da fabricante, números de capacidade, índices e afins.

 

Inclusive, tratando-se dessas especificações, lembramos da importância em conhecer os diferentes tipos de pneu, identificando os melhores para seu carro.

 

Os pneus reformados são seguros?

 

Anteriormente, era considerado perigoso dar um novo ciclo de vida aos pneus, pois as tecnologias mais antigas não produziam produtos da melhor qualidade.

 

No entanto, os pneus reformados recebem uma área de piso e parede lateral completamente nova com o processo de cura. O material de borracha não vulcanizado é curado na estrutura da carcaça do pneu antigo de uma conta para a outra. Isso evita a separação do piso durante o desempenho do pneu, que é um dos maiores problemas dos pneus reformados.

Quais os riscos nesses procedimentos?

 

Mesmo com a decisão regulamentadora do INMETRO, a longo prazo, esses componentes continuam sujeitos a um desgaste acelerado, podendo ser prejudicial a longo prazo ao veículo. Com isso em mente, listamos alguns riscos que merecem sua atenção. Veja!

 

  • Durabilidade

 

Ao adquirir pneus reformados, você deve prestar atenção ao arco de menor durabilidade, e sua vida útil será cerca de 30% menor que a de peças novas. Embora a durabilidade do pneu novo seja estimada em 60.000 quilômetros, o pneu remodelado pode suportar apenas uma distância de 40.000 quilômetros.

 

Deve-se observar também que a reforma é ainda inferior a esse respeito, pois a reforma pode fornecer apenas 50% da vida útil dos pneus tradicionais novos, o que, neste caso, significa apenas 30.000 quilômetros.

 

  • Insegurança

 

Os pneus reformados podem não ser confiáveis. Procedimentos de reparo mal executados são suficientes para explodir na estrada após uso prolongado.

 

Você já pensou que, durante uma longa jornada, um pneu se perder no meio da estrada? Mesmo se você controlar o veículo a tempo, ainda poderá estar em um local desolado e em condições desconfortáveis.

 

Valores

 

Os pneus reformados são mais baratos que os pneus novos. Não há discussão sobre isso. O processo de remoldagem não cria o pneu do zero. Ao pegar a carcaça do pneu premium desgastado e reciclá-lo, o custo de produção diminui significativamente.

 

No entanto, os pneus ainda precisam passar pelo processo. O fabricante do pneu precisa ter moldes separados para cada tamanho e modelo, para poder fornecer tamanhos e modelos diferentes para o mercado de pneus.

 

Em suma, os pneus remoldados são a opção mais barata e as tecnologias de ponta usadas em sua fabricação garantem um desempenho e durabilidade mais seguros, permitindo que eles tenham um desempenho tão bom quanto os pneus novos.

 

 

Figura 2 Qual é o momento certo para substituir um pneu?

 

Qual é o momento certo para substituir um pneu?

 

É importante observar o indicador que fica na banda de rodagem, que costuma ser chamado de “desenho” do pneu. Quando ele estiver perto do desgaste do limite de segurança, que é de 1,6 mm de profundidade dos sulcos, o pneu já passa a ser considerado “careca”, e é hora de trocá-lo.

 

É importante observar os indicadores na banda de rodagem, que costumam ser chamado de "desenho" do pneu. Quando ele estava perto do limite de desgaste (a profundidade é de 1,6 mm dos sulcos), o pneu agora é então considerado "careca" e é o momento certo de substituí-lo.

 

Reciclagem

 

Depois de atingir os limites da reforma, é importante lembrar que os pneus não podem ser descartados na natureza de qualquer maneira. Pode levar até 500 anos para a decomposição.

 

Um dos principais usos dos pneus reciclados é servir de como combustível para os fornos de cimento, substituindo o coque verde de petróleo, que emite mais enxofre para o meio ambiente. Estes também podem ser usados para fazer pavimentos de rodovias e quadras poliesportivas.

 

Considerações finais

 

A substituição de pneus de carro é cara e, além disso, é necessário um cuidado especial ao descartar os produtos. Portanto uma boa alternativa é a remoldagem de pneus, uma tecnologia mais barata e ecológica que garante o mesmo desempenho dos novos produtos.

 

Muito trabalho é feito na criação de pneus reformados. A tecnologia aplicada garante que os modelos funcionem como novos pneus, garantindo uma excelente tração e desempenho em diversas condições climáticas.

 

 

E então gostou das dicas de hoje sobre como funciona o processo de remoldagem de Pneus? Deixe nos comentários abaixo (sua opinião é muito importante para nós) e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima.

Avenida Celeste Muraro nº 148
Tocantins – Toledo/PR - Brasil
CEP: 85.903-342
+55 (45) 3055-3344