Home > Blog > Reforma de Pneus | Reformadoras > Como escolher o pneu mais indicado para o seu carro?
< Voltar

Como escolher o pneu mais indicado para o seu carro?

09/12/2020 |   Gestão Regulamentações Inmetro Reformadoras

Como escolher o pneu mais indicado para o seu carro?

Os pneus são uma parte extremamente importante para garantir a segurança do veículo, portanto, eles devem estar sempre em perfeitas condições.

 

Mas como optar pelo modelo certo? Se você escolher o pneu da maneira errada, poderá causar sérios problemas na suspensão do carro, terminais, caixa de direção e vários outros componentes, o que danificará a condução do carro e até comprometer a vida do motorista.

 

Quer saber como escolher o pneu mais indicado para o seu carro? Continue lendo o post até o final, e aprenda a identificar e escolher o pneu certo para seu carro!

 

Qual é a sua prioridade em um pneu?

 

Todos os pneus têm funções básicas para executar. Eles precisam apoiar o seu veículo, oferecer algum nível de condução confortável, e fornecer tração quando você parar. Diferentes tipos de pneus variam em como eles executam essas tarefas.

 

Além do básico, os pneus também se especializam em determinadas funções. Alguns são projetados para uso de alto desempenho, outros para conforto e longevidade e outros para uso geral. Outros têm usos especiais, como capacidades off-road ou pesados.

 

Com literalmente centenas de opções disponíveis, você precisará priorizar sua compra. Determine para que servem os seus pneus. Depois, decida quanto dinheiro você pode gastar.

 

Os pneus variam, não apenas de propósito, mas também de preço e qualidade. Um pneu dura mais que o outro? Sim. Um pneu tem desempenho melhor que outro? Sim. Um pneu custa mais que outro? Certo.

 

Sabe-se que certas marcas produzem pneus de alta qualidade, mas tendem a ser mais caras. Outras marcas exibem um preço mais baixo, mas podem sofrer em qualidade ou consistência.

 

Você pode pesquisar o que está disponível e definir um orçamento para sua compra. Quanto você pode gastar? Sua decisão sobre quais pneus comprar será um ato de equilíbrio, um compromisso entre longevidade, desempenho e preço.

 

Como escolher o pneu mais indicado para o seu carro?

 

  1. Entenda os códigos e etiquetas de identificação

 

Ao escolher um pneu, você vê algumas letras e números ao lado, mas não entende nada? Não se preocupe, explicaremos o significado dos principais códigos e etiquetas de identificação. Usaremos a seguinte marcação como exemplo:

 

  • P175/70R13 92H;

  • Traction AA.

 

  1. Medidas, tipo de construção e veículo

 

O primeiro conjunto de letras e números mostra as medidas, a estrutura e o tipo de pneu desenvolvido para o carro. A leitura desses valores é feita da seguinte forma:

 

  • P: indicado para veículos de passeio;

  • 175: largura, em milímetros;

  • 70: altura da lateral, sendo 70% do tamanho da largura, ou seja, 122,5 mm;

  • R: mostra que o pneu é radial;

  • 13: indica o tamanho da roda que deve ser usada.

 

 

 

 

  1. Índice de velocidade

 

Exibe a velocidade máxima que o pneu pode suportar, e pode ser encontrado após o índice de carregamento. Para o exemplo que utilizamos, ela é representada pela letra "H", o que significa que a velocidade máxima é de 210 km / h.

 

Os modelos mais comuns encontrados são:

 

  • Q: até 160 km/h;

  • R: até 170 km/h;

  • S: até 180 km/h;

  • T: até 190 km/h;

  • H: até 210 km/h;

  • V: até 240 km/h.

 

  1. Treadwear

 

O valor está entre 60 e 700. Este número indica a durabilidade do pneu. Quanto maior o valor, maior a resistência. No entanto, vale lembrar que o desgaste também depende de outros componentes do veículo e, portanto, um Treadwear 200 pode durar mais que um de valor 300, dependendo de condições como amortecedores, por exemplo.

 

Geralmente, quanto maior o treadwear, mais dura será a borracha da banda de rodagem. Os pneus mais macios desgastam-se mais rapidamente, mas produzem maior aderência e serão melhores em curvas e frenagens.

 

  1. Etiqueta padrão “UE”

 

Desde abril de 2018, todos os pneus vendidos no Brasil devem ter o rótulo "UE" padrão, para facilitar a leitura do tipo e a indicação das principais características. O rótulo já está em uso na Europa e contém informações sobre sua eficiência em termos de consumo de combustível, aderência em piso molhado e geração de ruído.

 

  1. Procure informações no manual do fabricante do veículo

 

Procure sempre informações no manual do seu carro. Indicará as principais características dos pneus adequados ao seu veículo, como largura, tamanho e pressão ideal. O não cumprimento das especificações do fabricante pode danificar gravemente a suspensão e o sistema de direção e aumentar o risco de acidentes.

 

Esses componentes foram projetados para suportar certas forças e o uso de pneus incorretos pode exceder os limites testados pelo fabricante, resultando em desgaste.

 

  1. Verifique os locais onde o veículo é mais usado

 

Onde você usa o seu carro também é importante para escolher o pneu certo. Quando utilizada em ambiente urbano, a velocidade alcançada tende a ser menor, portanto, conforme indicado pela letra "Q", até 160 km / h. Se o veículo for usado para viagens ou viagens de longa distância, é recomendável usar a categoria "S" ou "T".

 

Alguns pneus ainda são mais adequados para terra ou asfalto, enquanto outros podem funcionar normalmente em ambos os terrenos. Lembre-se também de que valores treadwear mais altos i indicam maior durabilidade, mas devido à sua menor aderência, não é recomendado para uso em terrenos de pouca aderência.

 

Considerações finais

 

Todos os pneus não são iguais. Mas escolha uma marca respeitável e que ofereça uma variedade de tipos e preços, em vez de optar por algo barato apenas para economizar dinheiro. Se você comprometer o conforto e a segurança, e precisar substituir os pneus baratos com mais frequência, não estará economizando nada.

 

Sua melhor aposta é encontrar uma loja de pneus de qualidade em que você possa confiar e se apoiar nos profissionais para obter recomendações. Uma loja confiável pode direcioná-lo para uma marca ou modelo econômico, ou para um pneu mais sofisticado e adequado para o seu veículo.

 

E então gostou das dicas de hoje sobre como escolher o pneu mais indicado para o seu carro? Deixe nos comentários abaixo (sua opinião é muito importante para nós) e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima.

Avenida Celeste Muraro nº 148
Tocantins – Toledo/PR - Brasil
CEP: 85.903-342
+55 (45) 3055-3344