09/04/2024 | Gestão Tecnologia Reforma de Pneus Recapagem de Pneus
Se você é um Reformador de Pneus ou tem interesse em saber mais sobre processos, custos e controle produtivo em Reforma de pneus, já vamos logo avisando, esse conteúdo é para você.
Quando falamos em Reforma de Pneus utilizando-se bandas pré-moldadas, que é a parte da borracha que encosta o solo pré-fabricada e aplicada na carcaça, estas são geralmente fornecidas de duas formas:
Alguns fornecedores trabalham com bandas por unidade, ou seja, com cada banda, será possível reformar um único Pneu, existem pequenas variações dentre cada medida/desenho, a fim de que o reformador consiga aplicar uma banda compatível com o comprimento ideal para cada carcaça.
A forma mais usual, no entanto, é através de rolo, ou seja, a banda vem enrolada e com um determinado comprimento e metragem média (Ex: 10 metros), mas é cobrada e tem seu estoque e custos controlados por kg.
Como sabemos, um correto controle de estoque e absorção do custo das matérias-primas tem muitas vantagens:
- Controle de custo total do pneu produzido, importantes para formar o preço de venda e garantir a lucratividade
- Controle dos níveis de estoque, para garantir que não falte produtos/insumos, e também evitando compras em quantidade exagerada, que geram comprometimento de caixa e custos financeiros desnecessários.
- Segurança, garantindo a identificação de possíveis desvios e mal uso de itens.
Ocorre que em muitas reformadoras de pneus, esse controle da baixa da banda de rodagem nem existe ou é muito falho, pois em muitos casos, a baixa é realizada com base na conversão de metros por kg.
Neste caso, basicamente a empresa entende que o peso total do rolo é dividido pela metragem padrão informada pelo fabricante, e utilizando-se no comprimento da banda cortada(com base na circunferência aferida na raspagem) para utilização em uma carcaça, calcula-se por regra de 3 o peso que deve ser baixado do estoque.
Ao se optar por esse modelo, é preciso ter a clareza de que é praticamente impossível ter um grau de segurança e confiabilidade nos números exatos, visto que além das possíveis diferenças oriundas já no processo de fabricação do rolo de borracha, alguns pontos importantes podem também gerar diferenças significativas no momento da aplicação da banda no pneu reformado: A temperatura pode fazer com a quantidade de kg por metro tenha diferença e durante o próprio o corte a banda, esta pode estar mais ou menos esticada.
Para resolver definitivamente esse problema e ter um controle preciso e valioso a favor da sua Reforma de Pneus, muitos reformadores utilizam uma balança acoplada ao sistema de controle de chão de fábrica, assim, efetuando a baixa através da quantidade(peso) exato.
Na imagem a acima, uma estação de corte de banda do sistema de chão de fábrica Junsoft Vulcano, integrado a balança.
Além de garantir o baixa correta da banda, outros itens como consertos, manchões, ligação, cola e insumos em geral são gerenciados e tem sua aplicação garantida através do correto controle de chão de fábrica.
Com esse controle de estoque apurado, além de garantir todas as vantagens apresentadas anteriormente, sua Reformadora de Pneus também terá o controle da produtividade dos operadores, visualizando quanto cada operador gera de resultados para o seu negócio e a rastreabilidade são itens indispensáveis uma gestão de excelência no segmento de Reforma de Pneus.