Uma dúvida muito comum é se pneus têm validade. Como a maioria dos produtos que consumimos, os pneus também têm uma data de validade. Isso significa que mesmo que pareça estar em boas condições, a data de fabricação pode indicar que é hora de uma substituição.
Você sabe se o pneu do seu carro ainda está dentro da validade? No post de hoje abordaremos sobre a
validade dos pneus, como encontrar essa informação e como afeta na compra de pneus novos ou usados.
Pneu tem validade?
De acordo com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos)
os pneus não têm prazo de validade, mas o fabricante fornece uma garantia contratual, geralmente 5 anos a partir da data de compra do pneu ou da compra de um carro novo
Além de outros ingredientes (como náilon, poliéster e aço), os pneus são compostos basicamente por diferentes tipos de borracha.
O desgaste causado pelo uso de pneus (como andar de carro), a influência do tempo e da temperatura ambiente também deve ser considerada, já que estes causam desgaste dos materiais usados na fabricação.
Figura 2 Como descobrir a validade dos Pneus de seu carro?
Pneus: prazo de validade x garantia
Ao comprar pneus novos, a dúvida que frequentemente aparece é: Validade ou garantia? Na falta de comprovante de compra dos pneus, pode ser considerada é a data de fabricação do pneu. Para saber quando foi produzido, basta olhar na lateral. Após o código DOT, o número de série é encontrado imediatamente e esta informação está nos últimos quatro dígitos.
Os dois primeiros referem-se à semana de produção e os dois últimos ao final do ano de produção. (Por exemplo, 1118 [11ª semana de 2018]).
Porém, mesmo que não haja prazo de validade, deve-se fazer uma manutenção adequada - calibrar os pneus semanalmente, girar os pneus, alinhar e balancear os pneus - e ficar atento a sinais de desgaste.
Outro fator decisivo na durabilidade do pneu é a forma como o motorista dirige (de forma agressiva ou em tráfego pesado, onde a frenagem é contínua), pois assim os pneus se desgastarão ainda mais.
Então quando devo trocar o pneu?
O motorista deve usar o TWI ("Tread Wear Indicator" ou “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”) como o principal indicador para analisar a necessidade de troca de pneus. TWI está localizada na parte inferior da ranhura do pneu, com 1,6 mm de profundidade.
Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que o pneu está no limite e sinaliza que o pneu deve ser trocado, pois o pneu passou a ser considerado "careca".
Vale lembrar que além de atrapalhar a segurança, se o motorista dirigir com um pneu nesse estado, também será multado pelas autoridades de trânsito.
Quanto km dura um pneu novo?
Isso depende! Os novos pneus podem percorrer 10.000 quilômetros ou 80.000 quilômetros. A diferença na durabilidade dependerá de vários fatores.
É difícil determinar a quilometragem exata da duração ou do desgaste do pneu, porque varia de acordo com fatores como as condições da estrada que o motorista está dirigindo, estilo de direção, manutenção, revisão, etc.
O pneu desgasta de forma igual?
Não necessariamente. Um lado do pneu pode estar mais próximo da tira TWI do que o outro lado.
Se for este o caso dos seus pneus, é recomendável substituí-los mesmo que uma das barras esteja longe da borracha (ranhura).
Por que pode ocorrer esse desgaste irregular do pneu?
Isso geralmente acontece devido à falta de manutenção preventiva (como pneus não fazer o rodízio dos pneus).
Essas ações, alinhadas com as manutenções regulares vão proporcionar um desgaste uniforme, prolongando assim a vida útil do pneu.
Tipo de via tem influência na vida útil do pneu?
Sim, se você dirigir em uma estrada de asfalto, seus pneus durarão mais do que os pneus que circulam em estradas de paralelepípedos ou de terra todos os dias.
Isso também pode ter um grande impacto se você sempre atravessar morros, por exemplo, colinas exigem mais pneus do que ruas planas.
Além disso, até mesmo o tipo de asfalto pode afetar a durabilidade do pneu. O asfalto mais "áspero" desgasta os pneus mais rapidamente do que o asfalto uniforme e lisos.
Peso do veículo e o pneu
Veículos mais pesados sobrecarregam mais os pneus e tendem a causar maior desgaste na borracha. É muito importante manter a pressão dos pneus de acordo com o manual do carro.
Além disso, cada marca e tipo de pneu reage de maneira diferente. Portanto, existe um índice chamado Treadwear. Na verdade, quanto mais alto for o índice de piso, maior será a quilometragem que o pneu irá suportar.
Etiqueta do Inmetro também deve ser vista
Todo pneu novo deve ter etiqueta do Inmetro. Ele relata três critérios para avaliar a eficiência. O objetivo é fornecer aos consumidores informações sobre o desempenho dos pneus.
Segundo o PBE, todos os pneus novos para automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus só podem ser comercializados com a chamada Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).
Os critérios avaliados pelo PBE do Inmetro são 3:
1. Resistência ao rolamento
2. Aderência em Pista Molhada
3. Ruído Externo
E então gostou do post de hoje sobre como descobrir a
validade dos Pneus de seu carro? Deixe nos comentários abaixo, afinal a sua opinião é muito importante para nós. E já sabe, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até o próximo artigo.