Home > Blog > Reforma de Pneus | Reformadoras > Automatizando o processo de análise de sucateamento em Reforma de Pneus
< Voltar

Automatizando o processo de análise de sucateamento em Reforma de Pneus

04/08/2022 |   Gestão Tecnologia Reforma de Pneus Recapagem de Pneus Reformadoras Loja de Pneus

Automatizando o processo de análise de sucateamento em Reforma de Pneus

Tratando-se de pneus, não existe mágica. Todo mundo sabe que pneus desgastam com o uso, e estando sempre em contato com o chão, é quem suporta carga, choca-se com buracos, pedras, calor e outros tipos de adversidades. Gestor atento e cuidadoso, é capaz de prolongar sua vida útil e com boas práticas também pode obter a possibilidade e garantia de reforma de pneus.

Os pneus representam um percentual elevado dentro dos custos das empresas, especialmente as dos segmentos de transporte, mas também é um dos itens que apresenta as maiores oportunidades para o desenvolvimento ações corretivas e que permitem uma sensível redução de custos no curto prazo. Manter a rotina de checagem e análise da condição dos pneus, possibilita identificar a tendência de danos e são essenciais para o aumento da vida útil e do potencial de quilometragem. A correta leitura da situação da banda de rodagem, bem como dos ombros e flancos, permitem a identificação de possíveis danos, que sem o correto tratamento profissional e a devida tecnologia para a reparação do mesmo, levará irremediavelmente o pneu a condição de sucata de forma prematura.

Além dos itens supracitados, outros fatores interferem negativamente no potencial de quilometragem dos pneus, e que podem resultar desgaste e outros problemas precoces, que podem inclusive prejudicar a sua recapabilidade e inevitavelmente levá-lo sucateamento.

A análise de sucateamento

A análise de sucateamento é geralmente, executada por um consultor técnico da Reformadora, que realiza uma avaliação nos pneus do seu cliente já identificados como sem condição de uso. Muito raramente pode-se ali encontrar algum pneu que possa voltar a rodar.

Geralmente a coleta das informações necessárias acontece nas dependências do cliente, e após coletadas, todas essas informações elas são interpretadas tecnicamente, organizadas e disponibilizadas para o cliente através de um relatório/laudo contendo:

- Quais foram os problemas que causaram o sucateamento e o percentual de incidência

- Quais as causas que levaram ao sucateamento prematuro das carcaças

- Ações necessárias para correção preventiva de sucateamento dos pneus

Na entrega do laudo com a análise do sucateamento dos pneus, o consultor técnico auxiliará o cliente na criação de um plano de ação baseado nas informações apresentadas, que permitirá um aproveitamento melhor do potencial das carcaças e uma significativa redução de custos ao frotista.

 

Tecnologia para formulação da análise de sucateamento em Reforma de Pneus

Um processo tão trabalhoso, complexo e com tamanha importância do ponto de vista de redução de custos e sustentabilidade, conta também com um importante aliado.

O Junsoft Vulcano, sistema líder para gestão no segmento de Reforma de Pneus conta com um módulo exclusivo que agiliza, organiza e documenta todo o processo de Análise de Sucateamento.

A coleta de dados para realização do diagnóstico pode ser realizada via smartphone no endereço do cliente ou onde estão as carcaças, eliminando a necessidade de anotações em papel.

Após o levantamento, essas informações são importadas para a tela de diagnóstico, onde o sistema automatiza a elaboração do relatório com índices, causas do sucateamento dos pneus e soluções, baseado em um banco de dados pré-cadastrado, melhorando assim a produtividade do consultor técnico, para que este consiga otimizar o seu tempo e atender e fidelizar o maior número de frotas possível.

Através do sistema de gestão Junsoft Vulcano é possível ter um bom controle completo de uma Reformadora de Pneus, permitindo uma visão completa de indicadores gerenciais, além de contribuir significativamente para a redução dos custos e aumento dos lucros. Clique aqui e saiba mais.

 


Separamos algumas variáveis que o coletador pode utilizar para analisar os pneus:

- Sucateamento por defeito de fabricação

- Sucateamento devido a Reconstrução em casos de reforma do Pneu;

- Sucateamento devido a problemas operacionais e de falta de manutenção do veículo.

- Sucateamento por problemas nos consertos de “pequenas avarias” causadas por parafusos, pregos e etc.

- Sucateamento devido a falhas em reparos do tipo “manchões”.

- Sucateamentos ocasionados devido a problemas de verificação técnica ou reparo que não suporta as novas tecnologias de pneus radiais.

 

Dicas importantes:

- Reformar Pneus em Reformadoras de qualidade.

- Realizar a retirada e Reforma da carcaça no momento certo e de acordo com a característica de uso do Pneu(rodoviário, urbano, mineração, etc).

- Apenas utilizar produtos de reparo conforme especificações técnicas do fabricante.

- Calibração periodicamente dos pneus, se possível com nitrogênio, visto que a pressão interna não se altera com o aquecimento.

- Realização periódica do rodízio dos pneus .

- Realização periódica e regular de alinhamento, balanceamento, geometria, lubrificação, análise do sistema de freios, suspensão e etc.

- Realização periódica da inspeção, limpeza e pintura das rodas.

- Averiguação e manutenção sempre que ocorrer alguma anormalidade como vibração no volante ou manutenção/montagem.

- Realizar sempre com zelo e cuidado o manuseio e armazenamento dos pneus, evitando quedas, sobrepeso etc.

- Autorizar a montagem e desmontagem dos pneus apenas por pessoas treinadas e preparadas.

- Respeitar o resfriamento adequado após o processo de Reforma de Pneus, aguardando no mínimo 24 horas, para então proceder com a montagem do pneu.

- Observar o Índice de Desgaste da Banda de Rodagem conforme legislação vigente.

Avenida Celeste Muraro nº 148
Tocantins – Toledo/PR - Brasil
CEP: 85.903-342
+55 (45) 3055-3344