Recapadora de pneus: Como o descarte correto dos pneus pode evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti
26/10/2017 |
Economia
Reforma de Pneus
Com o passar dos anos, a destinação de pneus vem sendo alvo de preocupação das grandes indústrias e autoridades fiscais. A busca por alternativas ambientalmente corretas para o descarte indevido é beneficiada pela atuação de uma Recapadora de pneus.
A reutilização e a reciclagem atuam impedindo que ocorra a degradação ambiental. No ano de 1999 foram criadas as primeiras legislações voltadas a responsabilidade do produtor e do importador a destinação final ambientalmente correta dos pneus, sendo substituída no ano de 2009 por outra complementar.
Se você busca entender mais a respeito das legislações voltadas ao descarte adequado de pneus, qual é a atuação de uma recapadora de pneus, os benefícios da reforma e os riscos do descarte incorreto, acompanhe a postagem e descubra.
O que faz uma Recapadora de Pneus
Em uma recapadora de pneus, é executado o serviço de recapagem. Neste, ocorre a troca da banda de rodagem - ou tread -, por uma nova, podendo a troca ser realizada de duas formas diferentes. A recapagem, claro, é um processo que promove a reforma de um pneu.
A primeira forma se dá através do processo a frio, onde são utilizados pneus pré-moldados com banda de rodagem e cola específica do lado oposto, permitindo que seja fixado ao pneu a uma temperatura de 110ºC.
A segunda forma consiste na recapagem a quente, através de Camelback. Há uma banda crua que cola-se ao pneu, formando o desenho da bandagem e exposto a uma temperatura de 150ºC, que permite a fixação ao material.
Uma Recapadora de Pneus auxilia aos seus clientes, fornecendo a possibilidade de receber os pneus desgastados e após prazo estipulado pela empresa, reformá-los e torná-lo aptos a rodagem.
Certifique-se de optar por uma Recapadora de Pneus certificada pelo Inmetro. Somente estas podem fornecer a garantia que de que o pneu reformado manterá a segurança de seu condutor.
A importância de reformar pneus
O Brasil é hoje o segundo maior na reforma de pneus, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Esta atividade assume fundamental papel em três diferentes aspectos:
- Na economia;
- Na saúde;
- No meio ambiente;
Ela atende não somente a população, mas a grandes frotas e empresas de veículos do sistema público de transporte. Estima-se que exista hoje no Brasil mais de 1500 empresas que atuam como recapadora de pneus. As atividades neste ramo geram mais de 50.000 empregos diretos.
Se consideradas as empresas associadas, o número de empregos gerados por este segmento ultrapassa os 160.000, impactando diretamente na economia e na inserção de indivíduos ao mercado consumidor.
Para além, o pneu é um dos principais custos para o transporte rodoviário. O custo de um pneu reformado em uma recapadora de pneus é até 75% menor que o gasto para a obtenção de um novo, gerado uma redução no custo/km para o setor de transporte.
Os pneus reformados possuem rendimento quilométrico equiparável a um novo e oferecem benefícios de caráter ecológico e ambiental. Neste ponto, a reforma de pneus economiza até 56 litros de petróleo que seriam gastos para a produção de um novo.
O pneu é um material de difícil decomposição. Estima-se que ela ocorre em totalidade após 600 anos. Além disso, eles podem promover a contaminação do solo e dos lençóis freáticos por haverem químicos e tóxicos liberados em sua combustão.
Os pneus que são depositados em rios ou córregos diminuem a calha, gerando riscos às comunidades ribeirinhas e elevando as possibilidades de enchentes, inundações e doenças eminentes.
Esta última característica que diz respeito inicialmente ao aspecto ambiental, está diretamente ligado a saúde pública. Ao término de sua vida útil, os pneus tornam-se estruturas difíceis de serem eliminadas, especialmente devido ao caráter durável no qual são estruturados.
Os aterros sanitários nem sempre os recebem inteiros, e não havendo local adequado para a deposição, são abandonados clandestinamente, contribuindo para a proliferação de doenças, como as causadas pelo Aedes Aegypti.
CONFIRA AQUI LOGÍSTICA REVERSA NO SEGMENTO DE PNEUS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO
Como o descarte correto de pneus pode evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti
Os pneus são recipientes que favorecem o acúmulo de água parada. É justamente esta característica que mobiliza inúmeras campanhas e trazem a recomendação para que não sejam descartados de maneira inadequada, especialmente em tempos de surto.
Os pneus, por acumularem facilmente a água proveniente de diferentes fontes, são locais propícios ao desenvolvimento do Aedes Aegypti, que para além da dengue, é responsável também pela Zika e Chikungunya.
Como mencionado, os riscos principais do descarte inadequado de pneus são:
- O acúmulo de água parada;
- A criação de recipientes propícios ao desenvolvimento do Aedes aegypti;
Entre as principais doenças associadas ao mosquito está a dengue, a zika e o chikungunya.
Para evitar que os pneus sejam descartados inadequadamente, é destacada a importância da atividade desempenhada por uma recapadora de pneus. Elas possibilitam que um mesmo pneu seja utilizado várias vezes, apresentando as mesmas características de um novo.
Com o mesmo rendimento e segurança, esta atividade está em consonância com leis ambientais. É uma atitude eficaz de combate à dengue e a outras doenças, além de ser benéfica ao meio ambiente.
Para que ocorra a reutilização de pneus, é preciso que os consumidores entendam a importância de optar por um pneu reformado. É neste momento que o amplo conhecimento a respeito da atividade desempenhada por uma recapadora de pneus pode beneficiar o consumidor final.
Além de ser uma atitude voltada à questões de saúde pública, é também a mais ecologicamente correta e economicamente viável. A reforma de pneus está diretamente ligada ao conceito de sustentabilidade.
Agora que você conhece melhor a respeito da atividade desempenhada em uma Recapadora de Pneus e a sua importância para a economia, para o meio ambiente e para a saúde pública, não deixe de compartilhar informações a respeito.
Buscando evitar o descarte inadequado de pneus e que estes sejam responsáveis pela proliferação de doenças como a dengue, o principal meio para atingir os fins desejados é dado através da conscientização da população. Por isso, opte pela alternativa baseada na sustentabilidade, reforme os seus pneus!