Dicas para reduzir consumo de combustível através da manutenção dos pneus
17/11/2017 |
Economia
Reforma de Pneus
Recapagem de Pneus
Reformadoras
Cuidar da manutenção do carro é uma tarefa essencial que deve ser feita regularmente a fim de evitar danos e acidentes. Além disso, o bolso também agradece. Isso porque realizando os reparos e ações preventivas nos pneus de um veículo, menos dinheiro será gasto com combustível. Nesse post, daremos importantes dicas para reduzir consumo de combustível através da manutenção dos pneus. Fique atento, o Blog www.reformadepneus.com sempre tem notícias e matérias para ajudar você e seu negócio.
Confira!
Manutenção dos pneus: Confira as melhores dicas para reduzir consumo de combustível
Em qualquer meio de transporte é necessário que haja uma força para que ele se mova. Nos veículos automotivos não é diferente. Para que ele execute sua tarefa de transportar, precisa de força. Essa é obtida através do funcionamento motor.
Para que o motor transmita energia para as rodas, precisa ser alimentado por um combustível, seja gasolina, etanol, gás, ou até eletricidade.
Porém, não é possível aproveitar a energia fornecida pelo combustível por completo. Isso porque diversas forças agem para tentar impedir que o veículo se desloque livremente, sem interferência alguma.
Dentre elas estão a gravidade, o atrito mecânico, a inércia e as forças aerodinâmicas. Estas forças não são possíveis de controlar, mas há um tipo de resistência que pode ser reduzida.
Nesse caso, estamos falando da resistência à rodagem, ou resistência ao rolamento, como muitos a chamam. Mas o que significa isso?
Bom, esse tipo de força, que pode consumir até 33% do consumo de combustível do veículo, ocorre por conta das características e facilidade de deformação dos pneus.
Por serem feitos a partir de um material viscoelástico, os pneus têm maior facilidade de deformação ao rodarem nas superfícies de estradas, além de demorarem para voltarem ao normal, sendo que em muitos dos casos, parte da deformação é permanente.
A energia gasta no processo de deformação é transformada em calor, que consequentemente tem como fonte a energia que seria utilizada integralmente para fazer o carro andar.
Esse calor não é reaproveitado no carro e é dissipado, fazendo com que a eficiência energética do veículo seja bem menor. Assim, quando a resistência ao rolamento é muito alta, essa passagem de energia até o pneu, que depois é dissipada pela deformação, é bem maior.
Ou seja, quanto menor a resistência, menor será o gasto desnecessário de energia e consequentemente, de combustível.
Para reduzir esse desperdício através da diminuição da resistência à rodagem e outros aspectos, abordaremos abaixo dicas para reduzir consumo de combustível e tornar seu veículo mais eficiente e econômico.
1- Ressulcagem
É o processo em que os sulcos originais dos pneus são mais profundados. Isso permite um aumento da vida útil do pneu enquanto a resistência ao rolamento ainda é baixa.
Ao diminuir essa força que impede a eficiência dos pneus, menos será gasto com combustível.
2- Calibragem
Quando um pneu está vazio, há mais atrito com o pavimento. Dessa maneira, será necessário que o motor aplique mais força para deslocar o carro, fazendo com que mais combustível seja utilizado.
Por outro lado, caso o pneu esteja cheio demais, haverá maior desgaste nos pneus, aumentando a resistência à rodagem e a taxa de energia gasta de forma desnecessária.
Sendo assim, é recomendável que um veículo seja calibrado a cada 15 de acordo com as especificações de cada modelo de automóvel e de pneu. Encher o pneu com a pressão correta evita que ele esteja muito cheio ou muito vazio.
Realizar a calibragem regularmente e da maneira certa pode lhe ajudar a economizar até 25% de combustível.
3- Rodízio
Realizar o revezamento dos pneus do veículo regularmente, além de ser uma importante medida preventiva de segurança, ajuda a reduzir o consumo de combustível.
Isso acontece porque, ao fazer a troca da posição dos pneus de um carro, a deformação do pneu se mantém uniforme em todos eles, evitando que apenas um ou dois pneus sejam muito deformados.
Assim, com essa prática, os pneus sofrem deformação de maneira igual, aumentando suas vidas úteis e, principalmente diminuindo a resistência à rodagem.
LEIA TAMBÉM: “CUSTOS EXTRAS COM PNEUS, SAIBA COMO EVITAR”.
4- Recauchutagem
Com a recauchutagem, o pneu é transformado e renovado, fazendo com que fique bem parecido esteticamente e estruturalmente com um novinho em folha.
Nesse processo, a banda de rodagem usada é substituída por uma nova. Assim, todas as deformações são retiradas sem precisar trocar o pneu inteiro.
Com a realização da recapagem – outro nome dado ao processo – pode-se reduzir a resistência ao rolamento, fazendo com que haja uma maior eficiência de combustível.
Dessa forma, pode-se economizar na gasolina e também na compra de um pneu novo.
5- Alinhamento ou geometria
O alinhamento, ou geometria, é outro processo muito importante, pois, caso uma das rodas esteja desalinhada, ou seja, torta em relação às outras, o motor precisará se esforçar mais para que o veículo possa se descolar.
Isso acarreta um maior consumo de gasolina (ou álcool, gás, etc.). Sem contar que a falta de alinhamento fará com que os pneus sejam deformados de forma acentuada e irregular.
Ou seja, alinhar o carro também te faz economizar mais, além de prevenir diversos tipos de acidente.
6- Balanceamento
O processo de balanceamento é realizado com o intuito de equilibrar o conjunto de pneus. Para isso, são aplicados pesos nos aros das rodas para que todas, como já diz o nome, estejam balanceadas.
O balanceamento evita que o carro trepide e oscile durante a condução. Caso o pneu não seja balanceado, os pneus serão deformados com mais rapidez;
A deformação causa uma maior resistência à rodagem, fazendo com que seja necessário mais combustível para que o carro se desloque.
Essas são algumas dicas para reduzir consumo de combustível e tornar o carro mais eficiente. Se seguidas, poderá haver uma significativa economia, além de que os procedimentos citados acima também são medidas de segurança para que acidentes sejam evitados.
Lembrando que essas ações são preventivas, portanto, pratique-as com regularidade para que não seja necessário gastar mais do que o necessário com combustível.
Se você quer unir o útil ao agradável, ou seja, segurança com economia, siga essas dicas para reduzir consumo de combustível e torne seu veículo muito mais eficiente!