Custos e despesas, qual a diferença? Organize sua reformadora de pneus!
16/07/2020 |
Empreendedorismo
Economia
Liderança
Reforma de Pneus
Recapagem de Pneus
Reformadoras
Embora sejam tratados como sinônimos, custos e despesas são conceitos diferentes que representam impactos diferentes no seu negócio. Ambos devem ser tratados separadamente, contudo, com a mesma importância, e, preferencialmente, por uma equipe qualificada.
Entender sua distinção e aplicabilidade é essencial para exercer a gerência correta dessas atribuições que assustam tanto os empreendedores.
Então, para obter um controle adequado desses dois setores na administração da sua reformadora de pneus, confira qual a diferença entre eles, os pesos que carregam e como organizá-los, de fato.
Custos e despesas: qual a diferença?
Ambos os conceitos, custos e despesas, são jargões financeiros relacionados a saída de investimentos de um negócio, o que se opõe a receitas e lucros, por exemplo.
Contudo, ainda que representem o decréscimo de dinheiro, devem ser utilizados em momentos diferentes, para categorias diferentes. Legalmente, a definição de despesas são todos os valores gastos com produtos e serviços a fim de manter a atividade da empresa.
Também, despesas podem ser consideradas como os gastos que são relativos à administração da empresa, voltados para outras áreas que não as diretamente relacionadas a produção.
Por outro lado, custos são os valores gastos para que outros produtos, bens e serviços sejam fabricados. Essas quantias se relacionam com a aquisição ou produção das mercadorias oferecidas pela empresa.
Para exemplificar de forma clara, são despesas as contas de luz, aluguel, folha de pagamento dos funcionários, manutenção da estrutura, área comercial ou marketing.
Todos esses elementos são gastos voltados para que as atividades da empresa sejam mantidas, como no caso da sua reformadora de pneus, que depende de eletricidade, equipamentos e mão de obra.
Enquanto isso, os custos são aqueles ligados diretamente à produção, como matéria-prima, gastos de fabricação, embalagem, manutenção, reposição e outros elementos.
Por isso, custos e despesas devem ser analisados separadamente, e, se possível, diferenciados em relatórios e análises do setor financeiro. Estes podem ser divididos em subcategorias de fixos e variáveis, dependendo da incidência desses gastos e do ramo de atuação do estabelecimento.
A importância de se diferenciar custos e despesas
A diferenciação entre custos e despesas é essencial para o sucesso da sua reformadora de pneus. Isso porque são categorias distintas, que precisam de contraste na atenção dada a cada uma delas, para que a gestão possa atuar de forma eficiente e capacitada.
Os custos são, de determinada forma, mais importantes, porque, sem eles, não há como fazer os produtos ou serviços a serem vendidos pela empresa. São os custos que se relacionam quanto a matéria-prima, peças, ferramentas e equipamentos necessários, mão de obra e outros elementos necessários.
Por outro lado, as despesas são essenciais. São através delas que os setores comerciais e administrativos são capazes de investir em campanhas e estratégias de marketing para aumentar a credibilidade do estabelecimento, por exemplo.
Dessa forma, custos e despesas carregam, cada um, sua própria importância, que deve ser considerada pela gestão.
É assim que se torna possível realizar uma redução de gastos. Se você está querendo promover uma diminuição dos valores gastos em sua reformadora de pneus, por exemplo, precisa se atentar se irá cortar custos ou despesas.
Inclusive, diferentes estratégias podem ser elaboradas a partir da análise desses dois conceitos separadamente, de forma que a gestão compreende qual área está gastando mais.
Como organizar os gastos
Sejam custos ou despesas, é de suma importância garantir que sua reformadora de pneus esteja organizando corretamente os gastos. Isso é essencial para assegurar um bom funcionamento das atividades, que todas as contas sejam pagas e a produtividade máxima seja atingida.
Confira algumas dicas de como organizar melhor seus custos e despesas.
Contrate uma equipe especializada
Mesmo se sua reformadora de pneus for uma empresa pequena, é recomendável ter, pelo menos, um profissional capacitado na área de finanças.
Ele será capaz de diferenciar e categorizar todos os gastos adequadamente, evitando erros em relatórios futuros. Além disso, uma equipe especializada em contabilidade também saberá como organizar as finanças do melhor modo, simplificar dados e colaborar com a gestão administrativa quanto a estratégias de redução de gastos, por exemplo.
Custos e despesas devem ser comprovados também para órgãos fiscalizadores responsáveis do ramo, como a Receita Federal, e, se não estiverem devidamente organizados e separados, podem representar problemas no futuro. Portanto, ter profissionais cuidando dessa área é essencial para organização e otimização de processos.
Tenha um sistema automatizado
Atualmente, existem diversos sistemas automatizados de gestão, que facilitam consideravelmente os processos e inclusão de dados.
Alguns softwares e programas de computador são capazes de separar automaticamente a inclusão de gastos, além de serem sistemas integrados com toda a oficina. Dessa forma, os custos e despesas serão devidamente organizados e emitidos em relatórios para análises futuras.
O uso da tecnologia é imprescindível para garantir o bom funcionamento da sua reformadora de pneus e do controle de todos os tipos de gastos.
Um ótimo sistema é o que foi desenvolvido sob os mais altos padrões tecnológicos e atende e integra com excelência todas as áreas de uma empresa, inclusive a financeira é o Vulcano: o melhor ERP para sua Reformadora!
Tenha um planejamento financeiro
Por fim, elaborar planejamentos financeiros é essencial para organizar e controlar gastos. A partir do planejamento do setor financeiro, os custos e despesas podem ser contabilizados e previstos com uma base mais sólida.
A reformadora pode se adaptar para quaisquer cenários, e não perder o controle das contas, de modo que o orçamento seja corretamente disposto entre elas.
Além disso, o planejamento financeiro também pode ser atualizado mensalmente, para assegurar previsões futuras e promover maior conhecimento da gestão quanto aos custos e despesas da empresa.
Conclusão
Custos são todos os gastos voltados para a produção dos serviços e bens oferecidos pela empresa, que influenciam diretamente na produção, como mão de obra, matéria-prima e equipamentos.
Por outro lado, despesas são gastos que auxiliam que a atividade da empresa continue sendo executada, como contas de energia elétrica, campanhas de marketing e folha de pagamento.
Ter esses dois conceitos bem divididos e controlados em sua reformadora de pneus é fundamental para garantir a correta administração financeira da empresa.
Isso potencializará as estratégias propostas pela gestão, além de melhorar a produtividade e garantir que todos os custos e despesas sejam devidamente cobertos pelo orçamento.
E então gostou do post sobre Custos e despesas? clique aqui e não esqueça de deixar nos comentários abaixo (sua opinião é muito importante para nós) compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima.