Empresa Sustentável: 8 Dicas para deixar sua recapadora de pneus mais ecológica
29/08/2017 |
Gestão
Reforma de Pneus
Sustentabilidade
Por lidar com um tipo de produto tão específico como o pneu, um gestor de uma recapadora de pneus não precisa pensar muito em como torná-la uma empresa sustentável, pois isso pode ser bem fácil.
Muito se discute hoje sobre o destino que os pneus têm após seu tempo de uso se esgotar, por isso, a reutilização deles, através de seu processo de recapagem, ajuda muito.
Mas, além disso, essas empresas ainda precisam analisar outras questões, como, por exemplo, o reaproveitamento de material que é desperdiçado. Isso pode ser muito positivo para nossa vida e bastante vantajoso para a empresa, pois com essas mudanças, além de evitar o desperdício, será possível conseguir uma redução de gasto em sua produção.
Confira agora 8 dicas que separamos para que você saiba como fazer essa transformação em sua recapadora de pneus, e ainda, tornar sua empresa sustentável.
Dicas para transformar a sua recapadora de pneus em uma empresa sustentável
1- Trabalhe em Parceria com seus Funcionários
O ideal para que uma empresa sustentável se mantenha é a participação de todos.
Pois cada um tem sua importância dentro desse espaço e por isso, é fundamental que todos estejam envolvidos. Invista em cursos, conferências e organize aulas especiais para os funcionários.
Isso pode acontecer na própria reformadora de pneus ou em um ambiente fora dela, o mais importante é fazer com que cada um assuma seu papel de responsabilidade junto ao reaproveitamento desse produto tão importante que é o pneu.
2- Análise cada etapa do processo e veja o que pode mudar
Cada um dos processos utilizados na produção de recapagem do pneu precisa ser reavaliado para que veja o que é possível modificar através de uma tecnologia ecológica. Tudo deve ser revisto e analisado com cuidado para que todos os funcionários de sua recapadora consigam juntos, mudar velhos hábitos, incluindo os de desperdício também.
Alguns cuidados podem ser tomados tanto nas etapas de processo, quanto em relação a atitudes dos funcionários. Como exemplo podemos citar o gasto exagerado de água, o alto consumo de energia elétrica, o excesso do uso de produtos descartáveis e o desperdício de materiais.
3- Uso consciente de produtos
Toda empresa sustentável se preocupa não apenas com a quantidade de produtos que utiliza, mas também, com a forma como eles estão sendo aproveitados.
Em sua recapadora de pneus, por exemplo, esse cuidado deve ser mantido em relação às máquinas, que devem ser desligadas no momento certo, para não provocarem um gasto desnecessário.
A quantidade de produto utilizado em cada etapa também precisa ser bem medida para evitar o desperdício. Como por exemplo, durante a etapa de aplicação de cola e do processo de aplicação da banda de rodagem, que neste caso, utiliza borracha.
4- Invista em sustentabilidade
É possível utilizar bancos, mesas, cadeiras e diversos tipos de objetos em sua empresa, tudo a partir de materiais recicláveis.
Você pode utilizar inclusive, os próprios pneus que não podem mais passar pelo processo de recapagem.
Essa é apenas uma de muitas ideias que você pode trabalhar dentro de sua recapadora de pneus.
Os pneus que não podem ser reutilizados podem ajudar tanto na montagem do ambiente interno, como no externo.
Se tiver a possibilidade de manter uma varanda, um espaço na calçada ou até mesmo uma recepção com certo espaço, esses pneus podem ser usados juntamente com flores e plantas, o que vai trazer mais economia, pois não precisará investir em outros materiais para isso, e consequentemente, mais alegria para sua empresa.
LEIA TAMBÉM: VOCÊ CONHECE O MARKETING VERDE?
5- Não desperdice nada
Os restos de partes dos pneus que passam pelo processo de recuperação, também podem ser reutilizados. Basta que eles sejam separados dos demais resíduos, para que não contaminem esse produto.
Essa borracha feita apenas de sobra, pode ter muita utilidade para a fabricação de muitos outros produtos como tapetes de automóveis, bolsas, câmaras de ar e muitos outros objetos que utilizem esta borracha como matéria-prima.
6- Use menos papel
Um dos maiores gastos dentro de uma empresa ocorre com o desperdício de papel que é utilizado para os mais variados fins: impressões, rascunhos, anotações, folhetos explicativos e tantos outros.
Para fazer com que sua recapadora evite esse tipo de gasto, que na maioria das vezes são desnecessários, adote três medidas: conscientize os funcionários quanto ao uso excessivo de papel, faça uma coleta seletiva em todos os setores e envie esse papel para a reciclagem, depois, passe a utilizar esse papel reciclado em sua empresa.
7- Cuide dos equipamentos
Cuidar bem dos equipamentos pode fazer com que eles tenham mais anos de vida.
Para que um pneu fique totalmente renovado, será preciso passar por diferentes processos, isso quer dizer que sua recapadora mantém um determinado número de equipamento funcionando o tempo todo.
Certifique-se que cada um deles seja ligado e desligado no momento certo; que também, seja manuseando de forma correta para que não venha ser danificado por um erro banal. Isso pode evitar que a empresa tenha gastos e prejuízos desnecessários.
Ajude outras empresas de reciclagem
Além de usar tudo o que produz em seu próprio benefício, você pode ajudar algum grupo de pessoas ou até mesmo uma cooperativa que trabalhe com reciclagem. Separe os materiais que eles precisam e doe.
Em algumas recapadoras de pneus há um volume muito grande de serviço, sendo assim, trabalhar com alguns projetos de reciclagem poderia não ser viável, então, doar poderá ser a melhor opção.
Além de tudo isso, é necessário ressaltar que a recapagem é muito importante para o meio ambiente por conta de alguns aspectos, entre eles, podemos citar o fato dela evitar que uma grande quantidade de pneus seja descartada no meio ambiente, como infelizmente ainda é costume de muitos.
Além disso, ela trabalha com uma energia limpa, e pode ainda, utilizar os resíduos de sua produção como material reciclável.
Gostou das dicas? Agora já sabe como transformar a sua recapadora de pneus em uma empresa sustentável? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou desse assunto!